Por Valéria Credidio – ASCOM/LAIS/UFRN

Uma das principais ferramentas para o enfrentamento à sífilis é a comunicação. Com o objetivo de desenvolver vídeos inovadores direcionados para a prevenção da sífilis, o Projeto “Sífilis Não” promove o RECSífilis, primeiro hackathon audiovisual direcionado para alunos de graduação em Comunicação Social, em todo o Brasil. O Projeto “Sífilis Não” é uma parceria do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e vem norteando as ações de enfrentamento à sífilis em todo o território nacional.
Dentro da competição, os estudantes deverão formar equipes para a produção do material audiovisual com narrativas inovadores que contribuam de forma inteligente, persuasiva e educativa para a prevenção e o enfrentamento da sífilis em gestantes e da sífilis congênita, com foco no diagnóstico precoce e no incentivo ao tratamento do agravo. Os vídeos deverão ser autorais e inéditos e ter a duração máxima de um minuto.
No ato da inscrição, os competidores já deverão submeter o vídeo produzido pela equipe. As inscrições serão realizadas de 23 de maio a 23 de junho de 2022. Neste link, os competidores encontrarão todas as informações do regulamento da competição. Todo material inscrito será divulgado por meio do Instagram, em perfil próprio dos competidores.

Premiação:
Os 10 melhores trabalhos participarão da etapa final do RECSífilis, que acontecerá, presencialmente, em Natal, entre os dias 16 e 18 de setembro, com todas as despesas pagas pelo evento. Durante a etapa presencial, as equipes finalistas criarão novos vídeos seguindo as mesmas regras colocadas para os competidores.
Uma comissão julgadora, composta por membros do LAIS/UFRN e do Centro de Apoyo a la Investigación de Creación de Contenidos Audiovisuales y Digitales para a Pesquisa e o Ensino da Universidade Complutense de Madri (CREAV/UCM) elegerá os três melhores trabalhos, tendo como critérios a adequação ao tema, criatividade e inovação, originalidade e o engajamento nas redes sociais, além da capacidade educativa e de comunicação da peça.
As equipes serão premiadas com atividades direcionadas para a qualificação do estudante na área de comunicação social. A equipe vencedora irá participar de uma imersão para estágio de cooperação técnico-científica com a equipe do Centro de Apoyo a la Investigación de Creación de Contenidos Audiovisuales y Digitales para a Pesquisa e o Ensino da Universidade Complutense de Madri (CREAV/UCM) na Espanha. A imersão terá a duração de 30 dias.
Já a segunda colocada passará um mês em estágio com a equipe de comunicação do LAIS/UFRN, em imersão em toda a produção desenvolvida. E a terceira colocada terá a oportunidade de passar uma semana em visita técnica e atividades científicas com a equipe de comunicação do Ministério da Saúde, em Brasília.

Todos os participantes receberão certificados de atividade de extensão expedidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).