A manhã desta terça-feira (16) foi de celebração para cerca de 600 profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária no Rio Grande do Norte. Eles concluíram a carga-horária do Curso de Especialização em Saúde da Família do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS) e participarão, durante esta semana, das defesas de trabalhos de conclusão. Uma solenidade virtual marcou o início da programação de encerramento do Curso.

O PESPUS é resultado da parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), com o apoio da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) e do Ministério da Saúde (MS) e faz uso de recursos tecnológicos, para fins educacionais, disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS).

Para José Adailton da Silva, Coordenador do Curso de Especialização em Saúde da Família, “foi um grande desafio tornar essa aprendizagem ainda mais significativa, inovadora, com as diversas estratégias metodológicas que pudessem contribuir com a melhoria do serviço da assistência à saúde”. Ainda segundo ele, foi possível alcançar mais de 10 milhões usuários do SUS, considerando as 2.500 vagas ofertadas pelo Programa.

A turma 5 do Curso de Especialização em Saúde da Família iniciou sua trajetória de estudos no dia 10 de novembro de 2020. A iniciativa teve o apoio do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (COSEMS/RN). De acordo com o Vice-presidente da entidade, Jalmir Simões, o COSEMS/RN está à disposição para colaborar com novos cursos voltados à qualificação da Atenção Primária nos 167 municípios do Rio Grande do Norte.

Durante seu discurso, a Secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo, destacou a importância da parceria com o LAIS/UFRN: “vale lembrar de que, pela primeira vez, os profissionais de saúde do Rio Grande do Norte são beneficiados por essa qualificação, já que as primeiras turmas foram direcionadas para profissionais vinculados ao Programa Mais Médicos”.

O Diretor Executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, comemorou os bons resultados do trabalho realizado: “para nós, do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde, é uma felicidade e uma honra poder ter desenvolvido esse projeto junto com a SESAP que tem sido uma parceira fundamental” e complementou: “temos hoje uma das principais plataformas de formação humana em saúde das américas, o AVASUS é isso”.

O Secretário Estadual de Saúde, Cipriano Maia, enfatizou que “esse curso é produto dessa vontade de fazer, que juntou a oferta do LAIS e o interesse de ampliar e diversificar essa oferta para o conjunto dos profissionais de saúde da Atenção Primária, para qualificar os profissionais dos municípios”.

A Diretora da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Norte, Cláudia Frederico de Melo, concluiu sua fala dizendo que “temos um grande desafio pela frente, que é sustentar esses processos nos territórios e para isso a gente precisa do apoio dos gestores para decidir de que forma a gente potencializa esses trabalhadores em seus territórios”.

Para conferir a gravação na íntegra da Solenidade de Encerramento do Curso de Especialização em Saúde da Família, você pode clicar aqui.

Bruno Cássio – ASCOM/LAIS