Por Dênia Cruz

Em mais uma ação integrada, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) desenvolveram uma plataforma tecnológica para a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESAP/RN), com o objetivo de gerenciar o quantitativo de estagiários que atuam na rede de saúde.

O Sistema Unificado de Ensino e Serviço (SUES) tem a função de auxiliar o controle e gerenciamento dos estudantes que estão atuando nas unidades de saúde e nos hospitais do estado, no combate ao coronavírus.

De acordo com a Sesap/RN, a pasta tem parceria com diversas universidades, e recebe estagiários de cursos da área de saúde (medicina, fisioterapia, enfermagem, biomedicina, entre outros). E com o aumento do número de estagiários, devido as inscrições no programa “O Brasil Conta Comigo” do Ministério da Saúde, se fez necessário uma plataforma digital para agilizar o fluxo de atuação desses colaboradores.

O LAIS realizou o mapeamento das necessidades iniciais para o Serviço Unificado de Ensino e Serviço (SUES) e criou a logomarca para o sistema, cabendo ao IMD o desenvolvimento do sistema coordenado pelo grupo de professores Anna Giselle Ribeiro, Gustavo Leitão, Isaac Franco e Emerson Alencar. O serviço conta ainda com a colaboração de estudantes voluntários, que participaram da ação “SOS Coronavírus”, cadastro digital criado para integrar interessados que trabalham com tecnologia da informação, que busquem contribuir com iniciativas de enfrentamento à Covid-19.

Segundo a professora Anna Giselle Ribeiro, docente do IMD e uma das coordenadoras do projeto, o sistema é importante para a gestão de pessoal da secretaria. “O mapeamento realizado pela plataforma SUES permite ter relatórios estatísticos dos números de estagiários que estão contribuindo, disponíveis ou que já passaram pela secretaria. Com isso, a SESAP tem como mensurar a quantidade real de seus colaboradores acadêmicos e estabelecer ações no enfrentamento à Covid-19 nos hospitais e unidades de saúde. Conhecendo quantos desses estudantes estão ativos, em que unidade de saúde estão atuando, e qual é sua área de especialização, facilita a gestão de pessoal nesse momento de pandemia”, explicou a docente.