Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS (ASCOM/LAIS)

Desde 2018, uma parceria entre a Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JFRN) e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) permite a melhoria no processo de atendimento e de monitoramento de casos psiquiátricos encaminhados por essa esfera judicial. Nesta quinta-feira (27), representantes da JFRN, do LAIS/UFRN, da Superintendência do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN) se reuniram para discutir os próximos passos dessa cooperação que resultou no Projeto GEMA, um sistema responsável pelo Gerenciamento e Matriciamento Aplicado ao processo de regulação entre a Atenção Primária e a Secundária.

Na Atenção Secundária, que compreende os serviços especializados nos níveis ambulatorial e hospitalar, o HUOL/UFRN, além de ser referência estadual para o atendimento de alta complexidade de pacientes psiquiátricos e com distúrbios psicológicos, possui um Programa de Residência Médica em Psiquiatria. Esses atributos credenciam o Hospital Universitário, que integra a Rede Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a atuar em todos os casos monitorados com o auxílio do aplicativo desenvolvido pelo Projeto.

“Esse aplicativo e como ele vem sendo utilizado, através dessa expertise dos nossos psiquiatras, trazendo para uma rede e uma população que precisa de ajuda e interferência para modificar os seus comportamentos, é muito importante”, disse a superintendente do HUOL/UFRN, Eliana Pereira. Ainda de acordo com a gestora hospitalar, por meio dessa tecnologia, “a gente pode melhorar tanto a vida daquele indivíduo, mas também a repercussão daquilo na vida da família daquele indivíduo e isso reflete na sociedade como um todo”, finalizou.

Para o juiz federal, Orlan Donato Rocha, da 15ª Vara, em Ceará-Mirim/RN, e corregedor substituto da Penitenciária Federal em Mossoró (PFMOS), o aplicativo usado com a população carcerária permite o efetivo acompanhamento dos atendimentos realizados na rede pública de saúde, sugeridos a partir de medidas judiciais relacionadas à saúde mental. Segundo a psicóloga da JFRN, Priscilla Cristhina Bezerra de Araújo, a iniciativa, que já é desenvolvida em Natal/RN, deverá ser expandida para todo o estado, proporcionando mais eficácia e celeridade nas intervenções feitas nas áreas de psiquiatria e psicologia.

Durante o encontro, realizado em formato híbrido, ficou acordado que, no próximo mês, uma oficina de trabalho será promovida para colocar em prática novos fluxos operacionais e integrar todos aqueles que atuam na Atenção Primária à Saúde, nos níveis estadual e municipal, no serviço especializado e na Justiça Federal. Nesse contexto, o diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, destacou que “o Projeto GEMA, além de uma tecnologia, é a implementação da política pública para melhorar o acolhimento na questão psicossocial, olhando para a questão da saúde prisional”.