Internacionalização

Núcleo de Cooperação Internacional e Interinstitucional

Em 2018, teve início a sistematização da agenda internacional do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), como parte do processo de desenvolvimento de ações conjuntas e colaborativas entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Ministério da Saúde (MS). Toda essa trajetória tem contribuído ativamente para fomentar ações de cooperação técnica com instituições internacionais de ensino e pesquisa (universidades, institutos, laboratórios, grupos de pesquisa, redes internacionais).

Clique no mapa e saiba mais sobre as cooperações

Mapa de Cooperações
Estados Unidos da América

ConquerX

Desde 2018 o LAIS tem estreitado os laços com a Universidade de Massachusetts através da start up ConquerX, as ações desenvolvidas entre as instituições tem como foco o desenvolvimento de projeto centrado na área de pesquisa do diagnóstico baseados em testes rápidos para sífilis congênita.

Estados Unidos da América

Universidade de Harvard

Com a Universidade de Harvard a parceria tem sido operacionalizada pela Escola de Saúde Pública T.H Chan e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN. As ações estão voltadas para o estudo no campo de Resiliência dos sistemas de saúde.

Estados Unidos da América

Massachusetts Institute of Technology

Com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) as ações cooperativas envolveram a validação de protótipo para defesa de tese de doutorado, reuniões de alinhamento e acompanhamento de atividades de pesquisa realizadas em cooperação técnica com o MIT. Confira os vídeos abaixo e fique por dentro dessas ações.

Portugal

Universidade Aberta de Portugal

O plano de trabalho executado no âmbito do acordo de cooperação firmado com a Universidade Aberta de Portugal (UAb) tem como foco o desenvolvimento de pesquisa aplicada nas áreas de educação e comunicação.

Portugal

Universidade de Coimbra

O plano de trabalho executado no âmbito do acordo de cooperação firmado com a Universidade de Coimbra tem como foco o fortalecimento da pesquisa aplicada nos campos de educação, comunicação, gestão e governança para resposta à sífilis.

espanha

Universidade Autônoma de Barcelona

O plano de trabalho executado no âmbito do acordo de cooperação firmado com a Universidade Autônoma de Barcelona tem como foco o desenvolvimento de pesquisas e recursos educacionais abertos para qualificação dos processos de comunicação, produção e análise de ações de educação a distância em saúde no Brasil.

Portugal

Universidade Complutense de Madrid

O plano de trabalho executado no âmbito do acordo de cooperação firmado com a Universidade Complutense de Madrid tem como foco a produção de novos formatos e narrativas audiovisuais inovadoras a serem aplicados em comunicação em saúde, educação a distância e difusão dos resultados alcançados pelo Projeto "Sífilis Não". Uma tese de doutoramento já se encontra em fase de desenvolvimento em parceria com a UCM.

Portugal

Universidade Pompeu Fabra

Com a Universidade Pompeu Fabra (UPF), a delegação do LAIS participou de um seminário bilateral para aproximação e intercâmbio de experiências de pesquisa e intervenção entre o LAIS/UFRN e o Grupo MEDIUM da UPF.

França

Universidade de Lorraine

O plano de trabalho que vem sendo executado no âmbito do Acordo de Cooperação firmado entre a UFRN e a Universidade de Athabasca tem como foco o desenvolvimento de atividades conjuntas que visam a mineração e análise de dados da sífilis, relacionando as áreas de Comunicação, Educação e Saúde. A participação do Diretor de Assuntos Acadêmicos e Estudantis da Universidade de Athabasca e da Professora Dra. Constance B.da Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais da Universidade de Athabasca na 2a Conferência Internacional de Inovação em Saúde e o intercâmbio de pesquisadores para o desenvolvimento de pesquisas de doutorado na Universidade são alguns marcos importantes dessa parceria.

Canadá

Universidade de Athabasca

Desde 2013 a base de pesquisa de cognição e linguagem do LAIS tem desenvolvido pesquisas em parceria com a professora Dra. Francesca Simion da Universidade de Padova. O Desenvolvimento cognitivo e perceptual nos primeiros 24 meses de vida de bebês com hiperbilirrubinemia perinatal foi tema do primeiro projeto desenvolvido em conjunto. Atualmente, a Profa. Francesca Simion tem contribuido nas pesquisas do Projeto Sífilis Não com bebês expostos a Sífilis Congênita. Link para Acordo .

Itália

Universidade Degli Studi di Padova

O Desenvolvimento cognitivo e perceptual nos primeiros 24 meses de vida de bebês com hiperbilirrubinemia perinatal foi tema do primeiro projeto desenvolvido em conjunto com a Universidade Degli Studi di Padova. Atualmente, a Profa. Francesca Simion tem contribuido nas pesquisas do Projeto Sífilis Não com bebês expostos a Sífilis Congênita.

Tanzânia

JOCUM

A educação em saúde tem o poder de mudar a vida das pessoas. Em Morogoro, cidade do interior da Tanzânia, uma iniciativa particular, através de cursos de educação a distância produzidos pelo LAIS, está transformando a realidade de centenas de pessoas. A cooperação técnica entre o LAIS e a JOCUM tem como objetivo o fortalecimento do uso do AVASUS na áfrica inglesa e em países que falam a língua kiswahili, como Tanzânia, Kenia, Ruanda, entre outros.

Tanzânia

Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS)

O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) está localizado em Natal, a capital do estado do Rio Grande do Norte, na Região Nordeste do Brasil. A população da cidade está estimada em 884.122 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2019).