Uma das demandas provocadas pela liberação da vacinação contra a covid-19 no Brasil é a de profissionais da saúde preparados para a aplicação do imunizante. Com o objetivo de capacitar esses profissionais, está sendo ofertado o curso “Covid-19: capacitação para vacinadores”. O módulo é exclusivo aos profissionais da saúde e pode ser acesso, em todo o Brasil, através do AVASUS, plataforma de capacitação profissional do Ministério da Saúde desenvolvida em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN).

Com um total de 15 horas, todos os conteúdos foram construídos por professores e profissionais da saúde, ligados a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e à Secretaria da Saúde Pública do Estado do RN. O curso explora a realidade local, sendo baseado nas normativas do Ministério da Saúde.

Todo o curso é autoinstrucional, ou seja, o aluno pode fazer seguindo o seu próprio ritmo de aprendizagem, e 100% mediado por tecnologia. A metodologia prioriza o uso de vídeos, especialmente produzidos, em uma sala de vacinação modelo, em São Gonçalo do Amarante, município da Grande Natal. Nos vídeos, os cursistas podem ver o real funcionamento de uma sala de vacinação, seguindo todas as normas técnicas e de biossegurança. Além dos vídeos, os cursistas contam com material em PDF, totalmente ilustrado, complementando as informações sobre cada conteúdo abordado.

Entre os temas, estão o processo de trabalho do responsável de uma sala de vacinação, os procedimentos de saúde, aspectos gerais da vacinação, desde o acolhimento ao paciente, e a própria estrutura da sala de trabalho destes profissionais.

A biossegurança e todos os procedimentos como a higiene pessoal e do local de trabalho e o uso do equipamento de proteção individual (EPI) também são abordados dentro dos conteúdos. Há ainda a discussão entorno do armazenamento dos imunizantes, higienização de freezer e câmeras frias, verificação do estoque e gerenciamento dos resíduos. A aplicação da vacina e a segurança do paciente também compõem módulos do curso, ressaltando procedimentos de como evitar erros e os eventos adversos pós-vacinais, que podem ocorrer depois da aplicação.

De acordo com a professora Lyane Ramalho, autora e organizadora do curso, juntamente com Alessandra Lucchesi, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap/RN, todos os conteúdos são pertinentes a quem trabalha nas sala de vacina, com temas fundamentais para o cotidiano de todos os profissionais envolvidos no processo de imunização. “Por meio dos conteúdos e da capacitação profissional esperamos melhorar os indicadores da política nacional de imunização, com uma melhor qualidade nos aspectos de biossegurança do paciente. O nosso principal intuito é que todos se sintam seguros e preparados para enfrentar esse desafio”.

O acesso ao curso pode ser feito por meio do link https://avasus.ufrn.br/local/avasplugin/cursos/curso.php?id=478.