Representantes do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) e da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) se reuniram na última terça-feira (18). O grupo debateu a ampliação das atividades de telerregulação de exames na capital potiguar.

A ação faz parte de uma parceria firmada entre o LAIS e a SMS em 2017. Na ocasião, o grupo fez um piloto de atividades de telerregulação para exames de colonoscopia, que praticamente deu fim a uma fila de exames pendentes há anos no município. “Com a telerregulação, conseguimos diminuir esta fila e filtrar com qualidade quem de fato precisava realizar os exames, o que gerou economia para o município. A reunião de hoje serviu para discutirmos a ampliação desta parceria, através da realização de novos exames através, com o auxílio da plataforma de telerregulação”, disse o professor Ricardo Valentim, coordenador do LAIS.

A plataforma de telerregulação foi desenvolvida pelo Núcleo Integrado de Telessaúde do Rio Grande do Norte e da Paraíba, órgão ligado ao LAIS. O núcleo é responsável pela implementação de ações de telessaúde em municípios dos dois estados.

Para Evanúzia Dantas, da Central de Regulação de Natal, ampliar a parceria entre a SMS e o LAIS vai possibilitar melhorias na qualidade do atendimento para os pacientes da rede pública municipal. “A SMS já tem uma parceria desde 2017 com o LAIS para telerregulação dos exames de colonoscopia, que foi nosso exame piloto, com o objetivo de melhorar a classificação e a criteriosidade da seleção desses exames. Foi uma parceria muito boa e que está dando muito certo, onde pudemos avaliar melhor a real necessidade do exame para o paciente. Na reunião de hoje, discutimos formas de melhorar e abranger outros tipos de exame, como endoscopias. Com isso, quem ganha é o paciente, que vai ter um exame mais criterioso, partindo da regulação, proporcionando a liberação mais rápida dos procedimentos”, detalhou ela.