Nesta terça-feira (17), ocorreu a primeira reunião do comitê de acadêmicos e especialistas que irão auxiliar a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap/RN) no enfrentamento a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no estado do Rio Grande do Norte. No encontro os especialistas discutiram ações com relação a diminuição dos danos causados pelo Covid-19 à população.

Na reunião estavam presentes representantes da Secretaria Estadual de Saúde, professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), e ainda, professores especializados nas áreas da saúde, epidemiologia, infectologia e tecnologia. O grupo visa propiciar que as ações sejam tomadas baseadas na interdisciplinaridade da áreas, e assim melhor atender as necessidades da população.

Dentre as pautas discutidas estava o tempo de paralisação das atividades em das escolas das redes pública e privada, e se o prazo será revisado periodicamente. O grupo debateu ainda sobre as recomendações para abertura de estabelecimentos como shoppings, academias, portos e aeroportos. Também foram debatidos assuntos relacionados às ações de contingenciamento para o enfrentamento da pandemia, a situação das UTIs, como serão feitas as ações de comunicação e a preparação da população.

De acordo com o professor Ricardo Valentim, coordenador do LAIS e membro do comitê, a criação do órgão tem como principal objetivo fazer com que as ações tomadas pelo Governo do RN, relacionadas ao combate à pandemia no estado, sejam baseados nas decisões dos dos profissionais especializados do comitê.