Por Gabriel Mascena – Assessoria de Comunicação do LAIS (ASCOM/LAIS)

Além de centros de assistência à sociedade, os hospitais universitários se destacam por agirem na formação e desenvolvimento de tecnologias para a área da saúde. Esses centros são assistidos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), instituição parceira do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), que por meio de mais uma ação de apoio à pesquisa, promoveu nesta quinta-feira (3) a visita da responsável pela Unidade de Inovação Tecnológica em Saúde do Hospital da Universidade de Brasília (HUB-UnB), Samira França, às instalações do LAIS/UFRN.

Destaque no atendimento ao público e na formação de pessoas, o HUB fornece, desde 1972, um dos melhores e maiores programas de residência médica do país, gerando profissionais e pesquisas que beneficiam diretamente o Sistema Público de Saúde (SUS). Atualmente, o hospital se encontra no processo de construção de um ambiente que concentre projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, que já existem na universidade, voltados para a área da saúde. Da mesma maneira, o LAIS/UFRN também se destaca no desenvolvimento de inovações tecnológicas em saúde, que foram o foco da visita de cooperação entre as instituições.

De acordo com Samira, as expertises desenvolvidas no Laboratório compõem tudo aquilo que se busca nos hospitais universitários federais em termos de inovação em saúde. “O que me encantou foi ver esse nível de organização e de profissionalismo que o Laboratório tem, porque é muito bacana a gente ver dentro de uma universidade e de um hospital universitário federal, uma estrutura tão organizada e com pessoas tão qualificadas para poder fazer todo um trabalho de desenvolvimento não só tecnológico mas formação de pessoas para entregar resultados efetivos e palpáveis para a sociedade, destacou. “Quando a gente fala do ciclo de desenvolvimento, eu consigo enxergar tudo isso. O que eu percebi é que vocês têm esse ciclo bem completo, tudo muito estruturado”, disse ela.

Além de conhecer e aprender sobre os projetos, a visita teve como objetivo prospectar futuras parcerias entre o HUB e o LAIS/UFRN. “Se a gente trabalha em colaboração a gente é muito mais forte do que trabalhando sozinho”, destacou a profissional. “O HUOL e o LAIS são uma grande referência para a gente e o nosso interesse é fazer trabalhos em conjunto. Eu vislumbro num futuro próximo a possibilidade de estabelecermos parcerias e de trabalharmos em conjunto, com colaborações nossas para os projetos que existem aqui, e também na atuação em projetos lá da Universidade de Brasília”, finalizou.