Por Gabriel Mascena – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

Novas ferramentas tecnológicas foram entregues ao município de Macaíba, território que está localizado a pouco mais de 20 quilômetros de Natal, capital potiguar. Por meio do projeto Sífilis Não, executado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), a Secretaria Municipal de Saúde da cidade recebeu 20 novos computadores que irão integrar a rede tecnológica no sistema hospitalar do município e fortalecer práticas em saúde para toda a população macaibense. 

A doação dos equipamentos é fruto da parceria entre o LAIS/UFRN e a Secretaria, que reuniram-se neste mês para discutir colaborações em conjunto na área de Vigilância em Saúde. Um dos objetivos da incorporação dos equipamentos é o uso da Plataforma Salus, responsável por realizar o monitoramento inteligente dos casos de sífilis, para a melhoria dos índices do Previne Brasil, programa que tem como função aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre a população e a equipe de saúde.

“Isso é resultado de uma visita que fizemos ao LAIS nessa semana, tentando promover parcerias, e em contato com o diretor Ricardo Valentim, nos foi oferecida essa parceria de doações de alguns equipamentos no momento e no futuro a adesão ao programa SALUS. Vamos utilizar isso para fortalecer a gestão na atenção primária com foco nos indicadores de saúde no Previne Brasil. Essa é a ideia principal, de fortalecer a rede no ponto de vista da tecnologia”, explicou o secretário municipal de Saúde de Macaíba, Francisco Júnior do Rêgo.