Em mais um acordo de cooperação internacional, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) firmou uma parceria com a Università Pontificia Salesiana (UPS, Pontifícia Universidade Salesiana, em português), de Roma, capital da Itália. Com o foco no impacto social, ético e educativo por  meio de tecnologias assistivas, as duas instituições promovem essa parceria para desenvolver pesquisas e estudos nas áreas de educomunicação, inteligência artificial e educação em saúde. No caso do LAIS, o acordo prevê ações voltadas para o projeto revELA.

Mediador do acordo, o professor Juciano Lacerda explica como ocorreram os trâmites. “A ideia do acordo surgiu quando fui convidado para ser orientador de uma tese de doutorado na UPS. Através dessa experiência descobri que o professor Fábio Pasqualete desenvolvia eventos e discussões sobre inteligência artificial. Então após isso eu e o pesquisador Sedir Morais demos o primeiro passo pra a construção do acordo. Fizemos a revisão da minuta do acordo com o reitor Mauro Mantovani e ela tramitou por lá. Agora recebemos o documento assinado”, finalizada Juciano.

Pontifícia Universidade Salesiana
A Pontifícia Universidade Salesiana (UPS) é uma Universidade de Direito Pontifício dependente da Santa Sé, com sede em Roma. A Universidade tem atualmente seis faculdades, cada uma regida por um Decano: Faculdade de Teologia, Faculdade de Ciências da Educação, Faculdade de Filosofia, Faculdade de Direito Canônico, Faculdade de Literatura Cristã e Clássica, e Faculdade de Ciências da Comunicação Social.