Por Arthur Barbalho – ASCOM/LAIS

Discutir a nossa própria história com foco na tecnologia aplicada à inovação e ao empreendedorismo. Foi com esta premissa que o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), participou nesta terça-feira (30), da Locus Health Innovation Week (LHIW), iniciativa do Programa Lócus da Inovação fomentado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, por meio da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de PE (FACEPE).

A participação do LAIS no evento se deu por meio da palestra “A História do LAIS”, ministrada pelo diretor executivo do laboratório, Ricardo Valentim. Em sua fala, ele destacou a maneira como os projetos do laboratório se associam à solução de problemas reais da saúde pública no Brasil. “O grande sucesso do LAIS vem muito da forma como nós trabalhamos, em projetos que se integram, mas que não são inventados, e sim, que ‘batem’ na nossa porta para serem solucionados”, afirmou ele.

O professor falou ainda sobre os principais projetos em curso na atualidade, como o “Sífilis Não” e “revELA”, além do trabalho desenvolvido por meio de cooperações internacionais com outras instituições. “De 2010 até 2022, construímos uma trajetória de cooperação e internacionalização muito forte. Temos projetos com universidades em várias partes do mundo. Projetos de pesquisa que ocorrem de maneira integrada, tratando com as diversas áreas de conhecimento”, contou ele, reforçando que o começo do laboratório moldou boa parte de suas ações atuais. “Nós temos vários problemas no SUS relacionadas à gestão da informação e também na educação, que foram as primeiras áreas que começamos a trabalhar no LAIS, em projetos como o AVASUS, que tratam de formação humana em saúde”, disse Valentim.

Sobre o LHIW
O Locus Health Innovation Week (LHIW) é uma iniciativa do Programa Lócus da Inovação fomentado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – PE via FACEPE. O LHIW é uma parceria entre o Ecossistema CISNE, o Lócus de Inovação em Saúde de Petrolina e o Sebrae e visa conectar a inovação pernambucana na área da saúde do Cais ao Sertão. O LHIW conta com várias palestras e workshops com conteúdo de qualidade focados em tecnologia, inovação e empreendedorismo.

As palestras e oficinas do evento ocorrerem no formato híbrido, ou seja, presencial e online. A programação completa do evento nesta terça-feira está disponível AQUI.