Por Gabriel Mascena – Assessoria de Comunicação do LAIS (ASCOM/LAIS)

Uma sessão solene na Câmara dos Vereadores de Natal marcou os três anos de funcionamento do Centro Municipal de Cidadania LGBT, equipamento de extrema importância para o atendimento das pessoas que compõem essa comunidade. Para comemorar mais um ano de atuação e ao ser homenageado, o Centro também homenageou vários parceiros, entre eles o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), na pessoa do seu diretor executivo, Ricardo Valentim.

A homenagem ao Centro foi realizada durante a sessão solene organizada pelo Presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Eriko Jácome, e proposta pelo também vereador Raniere Barbosa. De acordo com Raniere, o evento representa o fortalecimento de uma ação inclusiva e de iniciativas voltadas à população LGBT nas áreas social, de saúde e qualificação. “Esse ano, estamos fazendo uma solenidade para diplomar e dar fortalecimento a uma política pública e inclusiva ao segmento LGBT. É uma quebra de paradigmas, uma quebra de preconceitos”, destacou o vereador.

A escolha do LAIS para ser um dos parceiros homenageados se deu pelas diversas ações desenvolvidas pelo Laboratório, em seus projetos, com destaque para o “Sífilis Não”. Para uma maior conscientização quanto à proteção, testagem e tratamento da sífilis, o LAIS apoiou diversas ações como Seminário Interfederativo sobre Sífilis, saúde integral da população LGBT e o III Encontro da Rede Gay do Brasil, fortalecendo à pauta LGBT a importância de políticas públicas e o incentivo à informação, prevenção e combate às IST. “O LAIS sempre é parceiro dessa comunidade com ações efetivas como o Projeto Sífilis Não que teve um olhar cuidadoso com toda a comunidade e sobretudo com as pessoas LGBTQIA+ também. Para nós do LAIS é uma honra participar de um evento como esse, mas principalmente reafirmar nosso compromisso com o desenvolvimento de uma ciência próxima de todos”, destacou a pesquisadora Valéria Credidio, representante do LAIS na sessão solene.

O coordenador do Centro LGBT, Sérgio Cabral, enfatizou a importância do trabalho realizado pelo Laboratório na parceria entre as instituições. “O LAIS é de extrema importância para o funcionamento pleno do nosso equipamento. A gente precisa reconhecer o trabalho e a parceria que o LAIS e o professor Ricardo Valentim têm com a gente e com o público LGBT, porque são ações desenvolvidas em todo o Brasil e na região de Natal em atendimento a essa população”, disse Cabral.

Sobre o Centro

O Centro Municipal de Cidadania LGBT, localizado em Natal/RN, é uma das principais redes de apoio e promoção da cidadania e dos direitos humanos da população LGBT potiguar. O órgão faz parte do Tripé da Cidadania LGBT, também composto pelo Conselho Municipal LGBT e o Ambulatório Transexual e Travesti (TT). Dentre as ações de assistência, promover a saúde da população LGBT é um dos objetivos propostos em parcerias com instituições como o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), que foi homenageado, nesta quinta-feira (28) pelas suas contribuições a essa população.