Por Dênia Cruz – Ascom LAIS

O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) apoiou o Seminário Interfederativo sobre Sífilis, saúde integral da população LGBT no sistema prisional dos RN, PB e CE, que aconteceu durante três dias, (09 a 11 de agosto), em Pau dos ferros, município potiguar, com a participação de pesquisadores do LAIS, profissionais de saúde dos estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte e servidores do sistema prisional.

O evento foi organizado pela Rede Gay Brasil, tendo como representante Wilson Dantas Sobrinho do fórum LGBT Potiguar e articulação de Sergio Cabral, da articulação AIDS no Rio Grande do Norte. Teve como foco de debate a atual situação da saúde população LGTB no sistema prisional por um olhar do controle social e das gestões públicas estaduais e municipais.  Foram apresentadas experiências do projeto “Sífilis NÃO no Brasil avanços e desafios no Rio Grande do Norte”, pelo pesquisador Nicolas Veras, Trilhas formativas no sistema prisional disponível no portal AVASUS, pela pesquisadora Dênia Cruz, e Ações Exitosas e desafios da Politicas LGBT para a população no sistema prisional na execução de ações da Saúde da População LGBT, por Narciso Júnior, Coordenador Especial de Políticas Públicas para LGBT do Ceará.

Para Nicolas Veras foi de muita importância o debate sobre o enfretamento a Sífilis no Brasil, “falar dos projetos e dos impactos, de como está ajudando a políticas públicas é de extrema relevância para conscientização das pessoas sobre o assunto”. Já Narciso Junior, representante da Rede Gay CE, destacou a plataforma do AVASUS como ambiente de acesso a informação para o público LGBT, “importante ter acesso a essas informações para outros municípios, outras Ongs, outros profissionais que precisam de uma plataforma como essa para formações. Muito satisfatório a palestra do LAIS, importante disseminar mais informações para prevenção a sífilis e outras ISTs, para termos uma população mais informada e prevenida”.