Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

A regulação, dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), auxilia na condução de políticas públicas no setor e no planejamento estratégico para o uso de recursos financeiros, além de melhorar os processos de trabalho. O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) construiu, ao longo dos últimos anos, expertises no desenvolvimento de plataformas que colaboram com a regulação do acesso aos serviços de saúde. Cooperações técnicas firmadas com as Secretarias Estaduais de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) e do Espírito Santo (Sesa/ES) proporcionaram melhorias no atendimento ao público.

Sistemas como o Regula RN e Acessa Confia ES têm contribuído na promoção da equidade em saúde para a população que mais precisa de assistência. Essas plataformas foram alguns dos assuntos abordados em uma visita técnica, realizada pela equipe da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau/AL) ao LAIS/UFRN, nesta quinta-feira (22). “A gente fez uma visita recente à Brasília, no Ministério da Saúde, e eles indicaram o LAIS como um trabalho de excelência para que a gente também pudesse qualificar nosso estado”, destacou Igor Montteiro, secretário executivo de Regulação e Gestão em Saúde da Sesau/AL.

“Alagoas triplicou sua capacidade hospitalar, a gente foi de quatrocentos para mil e novecentos leitos no estado, em um intervalo de dois anos, então, isso requer muito trabalho e recursos em tecnologias em saúde e o LAIS nos mostrou isso, que tem uma grande capacidade de ramificar essa regulação para o nosso estado como um todo”, enfatizou Montteiro, ao falar sobre possíveis parcerias. “Acredito que, a partir de agora, o nosso vínculo tem mais estreitamento técnico e a gente consiga levar, para Alagoas, tudo que o LAIS tem trazido, não só para o Rio Grande do Norte, mas para o Brasil e para outras universidades e países”, salientou.

O representante da Sesau/AL fez questão de trazer diversos integrantes da equipe, com quem atua na Secretaria, para conhecer os projetos desenvolvimentos pelo Laboratório, tanto na área de regulação como nas áreas de tecnologias assistivas para pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica, diagnóstico precoce de câncer e osteoporose e dispositivos tecnológicos para a testagem simultânea de sífilis e HIV. A representante da Sesap/RN, Samara Dantas, coordenadora estadual de Regulação em Saúde, disse que esse momento representa “uma troca de saberes muito importante; a gente tem um ecossistema de regulação que pode estar compartilhando e apoiando os estados nesse pioneirismo, a partir de sistemas em desenvolvimento pelo LAIS”.

De acordo com o diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, essa é uma ótima oportunidade de trabalho colaborativo, “com a possiblidade de fortalecer o Sistema Único de Saúde, não só entre o estado do Rio Grande do Norte, o estado de Alagoas, entre as universidades que são parceiras, mas também de entregar tecnologia para o SUS de valor, em todo o Brasil”, celebrou. “É um gargalo do Sistema Único de Saúde, a questão da regulação, e o LAIS, junto com a Sesap/RN, junto com a Secretaria de Saúde do Espírito Santo, tem feito um trabalho muito forte e a gente quer, agora, cooperar com estado de Alagoas”, concluiu Valentim.