Por Jordana Vieira – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN

Mais uma vez, o trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) recebe reconhecimento em âmbito internacional. Desta vez, o International Council for Open and Distance Education (ICDE), que em português significa Conselho Internacional de Educação Aberta e a Distância, selecionou três trabalhos realizados por pesquisadores do Laboratório para apresentação em evento que será realizado na Noruega, em fevereiro do próximo ano, e discutirá a educação a distância e outros assuntos relacionados a essa área.

A terceira Conferência Internacional de Aprendizagem ao Longo da Vida ocorrerá em Lillehammer, na Noruega, de 15 a 17 de fevereiro de 2023. Os trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores do LAIS serão apresentados durante o evento. Lá, estarão presentes educadores e pesquisadores dispostos a compartilhar conhecimentos e experiências e desenvolver soluções futuras para aprendizagem e empregabilidade de adultos ao longo da vida.

Essa é a segunda edição presencial do International Lillehammer Lifelong Learning ICDE Conference. No ano passado, a Conferência ocorreu de forma completamente virtual, tendo em vista o contexto da pandemia de Covid-19. A grande novidade desse ano é a realização do Simpósio que terá como tema norteador “Políticas de aprendizagem ao longo da vida para uma saúde e bem-estar sustentáveis, educação e inclusão, cidades e comunidades”, e é intitulado “#LearningSavesLives: Lifelong in Health as a tool to manage health emergencies and qualify health care”, que em português significa “#AprendizagemSalvaVidas: Aprendizagem ao longo da vida em saúde como ferramenta para gerenciar emergências em saúde e qualificar a atenção à saúde”, para o qual foram convidados pesquisadores do LAIS e da Organização Mundial de Saúde para apresentar suas experiências e estudos exitosos.

O Simpósio será coordenado pelo pesquisador do LAIS/UFRN, Carlos Alberto Oliveira, e durante os três dias de evento, uma das pautas previstas será avaliar as experiências da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) no período mais intenso da pandemia de Covid-19, em que foram desenvolvidas novas tecnologias de enfrentamento, além disso, ecossistemas de aprendizagem resilientes para responder a múltiplas emergências de saúde e capacitar a força de trabalho em saúde.

Na programação científica, dois trabalhos serão apresentados pela OMS e três pelo LAIS/UFRN, frutos da parceria com a Universidade de Coimbra (UC), com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

De acordo com o pesquisador do LAIS/UFRN e membro da ICDE, Carlos Alberto Oliveira, nesse período, houve um avanço na organização de trilhas de aprendizagem com mais de 330 cursos disponíveis no AVASUS. “A ação do LAIS tem sido fundamental para qualificar os profissionais de saúde durante o enfrentamento da Covid-19”, argumentou. O pesquisador, ainda, ressaltou a importância do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde frente aos desafios enfrentados, em consonância com as necessidades globais. “O LAIS é um dos mais relevantes “players” internacionais em aprendizagem ao longo da vida voltados para o atingimento de metas dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030”.