Publicação produzida com apoio do LAIS, documento visa esclarecer principais temas relacionados à doença

Por Arthur Barbalho

Números e (novas) informações, quase que diariamente, são uma máxima desde o início da pandemia do novo coronavírus. E, muito embora, existam algumas questões já consolidadas sobre a doença, esse volume de dados pode trazer uma série de dúvidas para as pessoas. Foi pensando nisso que um grupo de alunas dos cursos de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) desenvolveram um guia prático com informações sobre a covid-19. O trabalho, intitulado “Guia básico da covid-19 para a população” (clique AQUI para acessar), traz informações sobre as principais temáticas relacionadas à doença (formas de contaminação, características do vírus, cuidados na prevenção e no isolamento social, evidências científicas sobre medicamentos etc.), e foi publicado por meio da Secretaria de Educação a Distância da UFRN, com apoio do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), também da universidade.

A iniciativa partiu de Letícia Anaísa, aluna do 10º período do curso de Medicina da UFRN. De acordo com ela, a ideia veio justamente da quantidade de informação criada em torno da doença. “Eu sou a primeira pessoa da minha família a estudar medicina e, por isso, constantemente os familiares vinham perguntar sobre essa questão de medicações e informações relacionadas à covid-19, informações que, por vezes, eram fake news. Então este projeto surgiu principalmente para fazer frente a esta onda de fake news sobre a covid. Percebemos que não existia nenhum documento realmente científico, que fosse voltado para a população em geral, que explique o que é evidência científica. Por vezes, por mais que alguém diga que um determinado medicamento funciona, essas evidências científicas existem para provar que não é bem assim”, explicou ela, a qual assina a autoria do guia em parceria com as estudantes Virgínia Ethne (UFCG), Gabriela Vieira (UFRN) e Julia da Silva Dantas (UFCG).

A supervisão e revisão do trabalho foi da pesquisadora do LAIS e professora do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN, Lyane Ramalho. Para ela, a experiência vivida pelas discentes no cotidiano, seja na família, na sociedade ou em grupos de amigos, bem como a experiência ao longo do curso de Medicina foram as bases para o desenvolvimento da publicação. “É um guia baseado nessas carências identificadas por elas, em um documento que alia pesquisa bibliográfica com medicina baseada em evidências. O guia traz uma linguagem que visa atender justamente esse público que está recebendo diariamente informação. Porém, com essa ênfase na questão da evidência científica, o que é importante neste momento da pandemia”, disse.

Material traz panorama geral da doença e orientações
Dividido em 13 capítulos, o guia aborda desde a explicação sobre o que é a doença – características do coronavírus, formas de contaminação etc –, passa pelos cuidados com saúde mental e doenças crônicas, e vai até a questão das evidências científicas em torno dos três principais medicamentos usados nos diversos momentos da pandemia, com ênfase nos que mais geraram controvérsia até aqui: hidroxicloroquina, ivermectina e remdesivir. Nenhum deles até o momento tem eficácia comprovada. Há também um cuidado especial sobre a questão da qualidade da informação, tema que teve um capítulo específico escrito pelas pesquisadoras.

“Eu acho primordial que a população saiba mais sobre como funciona a medicina e a tomada de decisões hoje em dia. A medicina baseada em evidência é cada vez mais necessária nos dias de hoje, porque ela permite que os médicos tomem decisões baseadas no que é melhor para o indivíduo. Ao mesmo tempo, o paciente precisa ter participação ativa no seu cuidado. Mas de forma consciente e com orientação adequada, nunca tomando decisões sem a orientação adequada de um profissional. Cada vez mais, é uma construção coletiva”, destacou Letícia.