Por Arthur Barbalho – Ascom/LAIS

Terminou nesta segunda-feira (23) a agenda de cooperação internacional do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), realizada junto à Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos. A missão registrou avanços significativos em projetos já em curso entre os centros de pesquisa, além do alinhamento de uma parceria para implementação de pesquisa clínica junto à instituição americana e também ao National Institutes of Health (NIH).

Os encontros tiveram início no último dia 19 de maio. Na ocasião, o grupo de pesquisadores realizou a apresentação do dispositivo de testagem rápida para sífilis. A perspectiva é que o equipamento seja integrado junto à atenção primária em saúde no Brasil. “Para além do diagnóstico da sífilis, quando estiver sendo utilizado nos estabelecimentos de saúde, o dispositivo poderá ser adaptado para detectar também outras doenças infecciosas”, destacou Leonardo Lima, doutor em Imunologia e pesquisador do laboratório.

A questão também foi reforçada pelo pesquisador da Johns Hopkins. “Eu fiquei muito entusiasmado quando vi os resultados da apresentação do dispositivo, onde se pode colocar até quatro amostrar diferentes e detectar antígenos e anticorpos, podendo fazer o diagnóstico de diferentes doenças”, afirmou o cientista Dr. Lúcio Gama.

Parcerias em pesquisa clínica
Para além dos trabalhos no âmbito do projeto “Sífilis Não”, o grupo discutiu ainda outra importante ação, voltada para a atuação no campo da pesquisa clínica. A perspectiva é que isso ocorra em parceria com o NIH.

O diretor do LAIS reforçou a importância deste tipo de atividade para o futuro do laboratório. “Esta é uma área que nós temos total interesse, e que pode colocar o LAIS e o RN como players relevantes para a área da pesquisa clínica, ainda mais atuando em parceria com o NIH nos Estados Unidos. Temos por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares uma rede hospitalar de envergadura nacional com muito potencial para desenvolver esta área no Brasil”, finalizou ele.