Gestores e pesquisadores que atuam na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) participaram nesta sexta-feira (20) de uma palestra com o diretor executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Ricardo Valentim. A fala, intitulada “Desenvolvimento de projetos inovadores – Experiência LAIS/HUOL/UFRN”, fez parte do “Encontro com GEP/GAS Ebserh”, evento promovido pela empresa pública para promover ações de inovação para o público em questão.

Valentim abriu sua fala destacando a importância do desenvolvimento de tecnologias que resolvam problemas já existentes nos hospitais universitários. “Nós não somos um laboratório que cria o problema, mas que recebe um problema já existente e trabalha na busca de uma solução. Este é o diferencial do LAIS e por isso atuamos tão bem em parceria com o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL)”, afirmou ele.

O diretor do laboratório destacou que a atual situação do LAIS, sobretudo por conta de seu trabalho desenvolvido nos últimos anos, possibilita que o LAIS tenha o protagonismo atual. “Quando você tem um laboratório bem estruturado, bem sistematizado, você consegue adquirir um protagonismo muito forte. Enfrentamos um momento importante durante a pandemia no Rio Grande do Norte, e caso o estado não tivesse o apoio do laboratório no auge da crise da saúde em meio a pandemia, a saúde do RN poderia ter colapsado”, destacou ele.

Ainda durante a palestra, o professor destacou o papel da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), por sua capacidade de absorver tecnologias desenvolvidas no âmbito do LAIS e demais laboratórios de pesquisa espalhados pelo Brasil. “A EBSERH tem um papel muito grande na questão em saúde. Não é só a questão do processo, mas é por ser um lugar onde se pode incorporar no Sistema Único de Saúde soluções desenvolvidas dentro do próprio hospital”, finalizou Valentim.