Parceria visa o desenvolvimento de pesquisas na área da comunicação científica entre o laboratório e o Centro de Apoyo a la Investigación de Creación de Contenidos Audiovisuales y Digitales

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu nesta semana os professores José Antonio Jimenez de las Heras, María del Mar Marcos Molano e Ricardo Jimeno Aranda, da Universidad Complutense de Madrid (UCM), da Espanha. A visita é resultado do acordo de cooperação internacional entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), firmado nesta sexta-feira (31). A parceria prevê o intercâmbio de profissionais entre as instituições, bem como o desenvolvimento de pesquisas conjuntas nas áreas de comunicação, educomunicação e saúde pública.

O acordo foi assinado pelo coordenador do LAIS, professor Ricardo Valentim, e pelo coordenador do Centro de Apoyo a la Investigación de Creación de Contenidos Audiovisuales y Digitales da Universidade Complutense de Madri (CREAV/UCM), professor José Antonio de las Heras. O espanhol destacou a importância do desenvolvimento de ações conjuntas entre as duas instituições. “É um momento importante para nós, onde o intercâmbio de conhecimentos que será possibilitado através deste acordo será extremamente benéfico para o desenvolvimento de comunicação científica tanto no Brasil quanto na Espanha. O LAIS faz um trabalho importante na área da tecnologia e saúde pública, que pode impactar ainda mais os setores em questão através da parceria firmada hoje”, disse.

O professor Valentim falou da importância da divulgação científica e de que se faça entender não só dentro da universidade, mas em toda a sociedade. “Para nós termos a UCM como parceira é excelente. Mostra a seriedade do trabalho desenvolvido no laboratório e reforça a importância da UFRN para a pesquisa científica na comunidade internacional. Temos muito ainda a crescer e este intercâmbio de conhecimentos será crucial neste processo”, destacou o coordenador do LAIS.

Ciclo de palestras
Além do acordo firmado nesta sexta, a agenda dos espanhóis em Natal contou com um ciclo de palestras, que abordaram problemáticas e perspectivas relacionadas à proposição da divulgação científica audiovisual como uma linha específica de pesquisa no campo da comunicação, o diálogo entre a ciência e o campo da comunicação audiovisual em prol da divulgação científica e a relação contemporânea entre ficção, não-ficção e ideologia.

O encontro, realizado no auditório do Instituto Ágora, na UFRN, reuniu pesquisadores da área da comunicação e outras linhas de conhecimentos, além de alunos dos cursos de Jornalismo, Audiovisual e Publicidade e Propaganda da UFRN.