O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), em parceria com o Ministério da Saúde, lançou nesta quarta-feira (15) o curso “Instruções para execução do teste rápido para detecção de anticorpos contra o SARS-CoV-2”, através da plataforma AVASUS. É o sexto módulo da trilha formativa desenvolvida pelo laboratório para capacitação de profissionais e população em geral, visando o enfrentamento do novo coronavírus.

De acordo com o pesquisador Leonardo Lima, um dos organizadores do curso, a expectativa é capacitar profissionais de saúde que estarão na linha de frente do combate à Covid-19, realizando os testes rápidos tanto na rede pública quanto na rede privada de saúde.

Com uma linguagem simples e didática, o módulo complementa uma série de ações, como outros cursos desenvolvidos pelo LAIS, em parceria com órgãos como a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Ministério da Saúde, bem como secretarias de saúde de estado e municípios.

Para o professor Ricardo Valentim, coordenador do LAIS, o curso cumpre uma função social importante para a capacitação de profissionais que atuam no combate ao coronavírus. “É super importante neste momento ampliar a testagem das pessoas. Por a relevância deste curso, que chega como uma solução para capacitar profissionais de saúde de todo o Brasil.