A renovação da quarentena que prevê a continuidade do distanciamento físico durante o período de disseminação do coronavírus foi uma das primeiras decisões tomadas pelo Comitê Científico do Consórcio Nordeste. Todas as decisões estão sendo anunciadas por meio de boletins oficiais, para todos os nove estados da região, com indicativos de medidas a serem adotadas em conjunto.

O primeiro boletim é abrangente mas, além de insistir no isolamento das pessoas, propõe a proibição de ensino presencial nas escolas e universidades, em eventos esportivos, vendas presenciais no comércio de produtos não essenciais de estabelecimentos isolados e em shoppings centers, atividades religiosas em igrejas e templos.

Outro ponto debatidos pelos membros do Comitê diz respeito aos aeroportos. Segundo o boletim, é necessário que sejam implementados postos de saúde para o atendimento da pessoas que chegam aos seus destinos. A mesma medida deverá ser tomada quantos aos terminais de ônibus para passageiros.

O Comitê ressaltou ainda a importância de todas as ações de apoio material e financeiro às famílias mais necessitadas, moradores de rua, bem como articulação entre as secretarias estaduais e municipais de saúde.
O Comitê Científico do Consórcio Nordeste é composto por 13 membros, representantes de todos os estados do Nordeste. O representante do Rio Grande do Norte é o professor Ricardo Valentim, Doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS).

Foto: Fátima Bezerra/Facebook