Os pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Higor Morais, Nícolas Veras e Tiago Barreto  estiveram em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para participar do lançamento e implantação dos sistemas de Teleconsulta na referida cidade do centro-oeste do país. O projeto ocorre em parceria com o município sul-mato-grossense e visa otimizar e desafogar o sistema de saúde público local.

O evento de lançamento do projeto ocorreu na sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil/Campo Grande), na quarta-feira (8) e contou com a presença de autoridades locais, como o prefeito Marquinhos Trad, o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho e o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende.

Para o prefeito de Campo Grande “a telerregulação e a teleconsulta que chegam à cidade através da parceria com o LAIS é um avanço para o sistema de saúde público local, uma vez que proporciona rapidez no atendimento e oferece segurança ao cidadão”, afirma Trad, que completa: “esse projeto é muito importante pois proporciona celeridade nos atendimentos médicos, encaminha para especialistas quando necessário e, principalmente, integra e agiliza o atendimento para as pessoas que moram nas regiões mais distantes da cidade”, finaliza.

Após a série de reuniões de planejamento que aconteceu no mês de agosto para que a parceria entre o LAIS e a prefeitura de Campo Grande fosse concretizada, o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, mostrou-se um entusiasta do projeto: “Hoje foi o início do processo de implantação da teleconsulta na nossa cidade. Informamos que após discussões com a equipe técnica tanto da SESAU, quanto do LAIS, vamos começar com esse novo projeto em duas Unidades Básicas de Saúde de Campo Grande (Moreninha e Tiradentes) para depois avançar para as 72 UBS do município. Com relação às especialidades, as primeiras agraciadas serão a cardiologia e psiquiatria, mas também estamos analisando a possibilidade de já encaixar a ortopedia”, informa o secretário.

O pesquisador do LAIS, Higor Morais, lembra que esse só o início da parceria, que ainda tem muitos frutos pra colher: “podemos dizer que o evento de lançamento da telerregulação e teleconsultas em Campo Grande foi apenas o pontapé inicial de um grande projeto. Ainda haverá a capacitação dos profissionais que trabalham com o sistema e os parceiros que estão na ponta. É o início de uma parceria que renderá muitos frutos”.

Oficinas de treinamento     

A comitiva composta pelos pesquisadores do LAIS segue em Campo Grande até o sábado (11), para realizar a capacitação dos profissionais que trabalham com a telerregulação e as teleconsultas. São três dias intensivos de seminários, trabalho e elucidação e dúvidas para o melhor alinhamento entre o sistema desenvolvido pelo LAIS e a necessidade da SESAU , bem como da população sul-mato-grossense.

“Ouvir as dificuldades e necessidades de quem vai trabalhar diretamente com a plataforma é essencial para que as metas do projeto sejam atendidas. Continuamos em Campo Grande não só para apresentar o sistema de teleconsultas e telerregulação, mas para ouvir a equipe e realizar os ajustes de forma que atendam às necessidades também da população”, afirma o pesquisador Nícolas Veras.