Por Gabriel Mascena (ASCOM/LAIS)

Com o objetivo de propor soluções para o fortalecimento da divulgação científica através do meio audiovisual, o RECsífilis, hackathon promovido pelo Projeto “Sífilis Não”, teve o início de sua segunda etapa de avaliação, que acontece a partir desta sexta-feira, 16, no hotel Holiday Inn, em Natal/RN. O evento segue até o domingo, 19.

O encontro reúne, durante os três dias, estudantes de comunicação de todo o país na produção de materiais audiovisuais de até um minuto, envolvendo os temas de prevenção e enfrentamento da sífilis em gestantes e sífilis congênita, com a construção de roteiros pelas próprias equipes. Na programação do primeiro dia, os competidores contaram com uma série de apresentações realizadas por representantes do RECsífilis e pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN).

Abrindo o evento, a pesquisadora do LAIS, Jordana Paiva, realizou uma breve contextualização sobre o laboratório e a problemática da sífilis no Brasil, destacando o papel da instituição na atual produção de conteúdos. Os professores Almudena Muñoz e José Antônio Jimenez de las Heras, da Universidade Complutense em Madrid; além do professor Juciano Lacerda, do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde, enfatizaram a importância da divulgação científica através do audiovisual para promoção do debate sobre a doença.

“Esse evento está dentro de um marco de cooperação entre a UCM e o LAIS. É um produto da pesquisa das equipes de comunicação, e é por isso que a cooperação é tão conveniente nesse sentido, porque ambas as instituições acreditam que a comunicação é a ferramenta mais potente para transmissão da ciência e dos resultados dos trabalhos feitos pelos pesquisadores”, destacou Almudena.

Segundo dia contará com produção de conteúdo

A partir da manhã de sábado, as equipes participarão das oficinas idealizadas pela organização. A expectativa é que a partir das 9h os trabalhos sejam iniciados, com a parte prática, ou seja, a produção dos conteúdos, seja desenvolvida no turno da tarde.