Por Bruno Cássio – ASCOM / LAIS

No Brasil, a fiscalização dos recursos aplicados para o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) é coordenada pela Auditoria-Geral do SUS (AudiSUS) que tem como missão analisar a execução das ações e dos serviços de saúde pública, a partir de critérios como: economicidade, eficiência, eficácia e efetividade. A convite da AudiSUS, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) tem colaborado com o desenvolvimento de sistemas que auxiliem nessa difícil tarefa.

Nesta sexta-feira (16), essa missão ganhou o reforço da Universidade Aberta de Portugal (UAb/PT). Uma carta de intenções foi assinada para desenvolver um projeto de qualificação de cerca de 1.000 auditores em saúde. A reitora da UAb/PT, Carla Padrel, lembrou que a universidade portuguesa já é parceria do LAIS no âmbito do Projeto “Sífilis Não”. Segundo a dirigente, “esse é mais um passo para fortalecer a cooperação que tem trazido bons frutos, em uma área, como a auditoria em saúde, que é de interesse não só do Brasil, mas também de Portugal”.

De acordo com o Auditor-Geral do SUS, Cláudio Costa, que participou da assinatura do documento em Lisboa, “essa carta de intenções é um marco para a auditoria do SUS, pois vai levar pesquisa para os auditores em saúde e à medida que eles se aperfeiçoem, nos cursos de especialização, mestrado e doutorado, os profissionais podem sentir mais segurança para atuar na auditoria no Brasil”.

Para o diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, essa nova etapa da cooperação técnica, com a UAb/PT e com o Ministério da Saúde, vai permitir a realização de pesquisas nas áreas de monitoramento e de avaliação de políticas públicas de saúde, “será possível olhar para a efetividade, a partir de uma visão do controle, mas não um controle punitivo, e sim, um controle preocupado com a questão pedagógica de qualificar a gestão para dar mais resultados ao Sistema Único de Saúde”.

Um evento internacional, de caráter acadêmico e científico, deverá ser realizado, até o fim deste ano, para reunir os parceiros e discutir os critérios para o ingresso nos cursos, além das linhas de pesquisa.