Os pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) iniciaram a semana de trabalho com a discussão e a apresentação de resultados de projetos desenvolvidos em parceria com o Ministério da Saúde. A equipe do LAIS/UFRN recebeu, na manhã desta segunda-feira (11), as visitas do Secretário Executivo Adjunto do órgão, Alessandro Vasconcelos, e da Superintendente do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte, Mydia Targino.

De acordo com o diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, a agenda faz parte de uma série de encontros que o laboratório promove, no sentido de fortalecer parcerias com órgãos do Governo Federal. Ainda segundo Ricardo Valentim, essa é uma oportunidade de prestar contas do trabalho realizado e destacar resultados de iniciativas que têm colaborado com a Saúde Pública no Brasil, como são os casos do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS), do Telessaúde e do Programa Nacional de Telediagnóstico.

Em meio à pandemia da covid-19, essas ferramentas foram fundamentais para a formação de milhares de profissionais que atuam no enfrentamento à doença e para auxiliar no atendimento de pacientes impossibilitados de estar, presencialmente, em um consultório médico. Durante a reunião, a Superintendente do MS/RN, Mydia Targino, se colocou à disposição para auxiliar na interlocução entre os órgãos de saúde locais e federais e, dessa forma, ampliar os acordos de cooperação existentes.

O Secretário Executivo Adjunto do MS, Alessandro Vasconcelos, que é natural do Rio Grande do Norte, enfatizou a qualidade dos projetos desenvolvidos pelo LAIS/UFRN, fazendo referências às plataformas RN Mais Vacina, Regula RN, usadas nesse período de pandemia, e ressaltou o orgulho de saber que iniciativas inovadoras, que trazem benefícios para toda a população brasileira, são produzidas por um centro de pesquisa potiguar.

O Diretor do Departamento de Informática do SUS (DATASUS), Merched Cheheb de Oliveira, não pôde estar em Natal/RN e participou da reunião por meio de videoconferência.

Bruno Cássio – ASCOM/LAIS