Por Jordana Vieira – Ascom/LAIS

Pesquisas científicas com o potencial de produzir tecnologias que tenham o impacto de transformar, tornando processos do cotidiano da sociedade mais funcionais, são fundamentais em países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. Foi refletindo sobre essa problemática que surgiu o trabalho de doutorado da pesquisadora Nadja Mayrink, resultado das cooperações internacionais do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), por meio do Projeto revELA, com a Universidade de Coimbra, em Portugal.

Dada a relevância dessa contribuição científica, alguns resultados foram publicados, em formato de artigo, na revista Frontiers in Digital Health, de caráter multidisciplinar e alcance internacional. O texto intitulado “Translational Research in Health Technologies: A Scoping Review”, propõe-se a discutir sobre um dos maiores desafios atuais das universidades, a translação da pesquisa, em relação aos processos de inovação tecnológica em saúde. Esse processo consiste em tornar disponível para a sociedade, através de produtos e processos, conhecimentos gerados pelas pesquisas realizadas. Ou seja, fazer uma aplicação prática do que foi feito na pesquisa científica.

De acordo com Nadja Mayrink, de modo geral, no processo de criação do artigo os autores exploraram a literatura científica especializada no debate sobre o tema, sistematizaram características que integram a pesquisa em tecnologias em saúde, e por fim, apontaram um conjunto de competências necessárias aos pesquisadores e às instituições que atuam em inovação em saúde.

A partir do mapeamento dos desafios enfrentados no sistema de saúde brasileiro para implementar de forma prática as pesquisas em saúde, o principal objetivo do artigo é contribuir para o fortalecimento da inovação em saúde no Brasil. Sobretudo, colaborar para a criação de estratégias institucionais, e políticas públicas voltadas para solucionar os desafios sociais e econômicos, de maneira que garanta o acesso às tecnologias e a sustentabilidade do sistema de saúde.

Nadja destacou ainda que enxerga grande relevância na publicação de seu artigo em uma revista científica de alcance internacional. “Essa publicação pode contribuir no delineamento de estratégias institucionais e políticas públicas que visem o desenvolvimento de competências, de forma a atender necessidades clínicas e de gestão que tensionam o sistema de saúde brasileiro, e a elevação do patamar de inovação em saúde do país”, disse.

O coordenador executivo do LAIS, e também um dos autores da pesquisa, Ricardo Valentim, ressalta que “a pesquisa translacional no campo da saúde tem um papel muito relevante, porque ela permite incorporar tecnologias que vão produzir impactos e transformar a sociedade. Então, ela traz um conjunto de conhecimentos que permite que os sistemas de saúde possam responder oportunamente a problemas de saúde.”

Além da autora principal, o artigo teve como autores os seguintes pesquisadores: Luís Alcoforado; Arthur Chioro; Felipe Fernandes; Thaisa S. Lima; Erika B. Camargo e Ricardo Valentim.