Por Bruno Cássio – Ascom LAIS

As expertises do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), na formulação de soluções que envolvam o uso da tecnologia para o enfrentamento de problemas globais de saúde pública, credenciaram o Laboratório à prospecção de novas parcerias na Europa. Durante os dias 28 e 29 de junho de 2022, pesquisadores do LAIS/UFRN participaram, em Paris, na França, do Workshop LAIS/France Université Numérique “Tecendo Relações Interinstitucionais e Parcerias”.

No primeiro dia de programação, Jacques Dang, Secretário do Conselho de Administração da France Université Numérique, coordenou as apresentações de projetos desenvolvidos pelas instituições dos dois países nas áreas de educação, de saúde e de inovação. Em um salão nobre do Centro Internacional de Estudos Pedagógicos, France Éducation International, o diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, e os pesquisadores do Laboratório, Carlos Alberto Oliveira, Cristine Gusmão e Sedir Morais apresentaram as principais iniciativas executadas, com destaque para as ações do Projeto “Sífilis Não” e o conjunto de plataformas criadas para o enfrentamento à covid-19.

No segundo dia de atividades, o encontro ocorreu no prédio onde funciona a sede da Société des Ingénieurs et Scientifiques de France (IESF), entidade que representa os engenheiros e cientistas franceses. Os pesquisadores brasileiros e franceses debateram os termos que serão empregados em uma futura parceria: “nós estabelecemos com eles, um conjunto de ações que vão estar em um termo de cooperação entre o LAIS/UFRN e a Université Numérique, que é uma universidade do Governo Francês, para expandir os nossos trabalhos em países africanos francófonos”, declarou o pesquisador do LAIS/UFRN, Carlos Alberto Oliveira.

Para o diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, “essa cooperação é muito importante, assim como as outras, é uma cooperação de natureza horizontal, onde nós aprendemos e ensinamos aos outros pesquisadores das universidades em que estamos cooperando e é mais um momento para pautar e discutir política pública de saúde, no contexto global”. O dirigente do LAIS/UFRN formalizou um convite para que representantes da France Université Numérique conhecessem mais sobre o trabalho no Laboratório, em sua sede, no Brasil.

Jacques Dang, que também é responsável pelas parcerias internacionais da universidade francesa, ficou impressionado com o trabalho desenvolvido pelo LAIS/UFRN e destacou que a UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, com sede em Paris, tem apoiado vários trabalhos realizados em países africanos, que têm o francês com um dos idiomas principais, e a experiência do Laboratório na Tanzânia, com a produção de Recursos Educacionais Abertos para a formação de agentes comunitários de saúde, é um fator determinante para o compartilhamento desses saberes com mais países daquele continente.