O Laboratório de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) realiza em 2018 a 2ª edição da Conferência Internacional de Inovação em Saúde, evento que reúne pesquisadores e autoridades da área da saúde do Brasil e do exterior para discutir o tema “A importância da Inovação Tecnológica em Saúde para os países em desenvolvimento”. O encontro acontece nos dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro no hotel Holiday Inn, no bairro de Lagoa Nova, em Natal (acesse AQUI o site da conferência e faça já sua inscrição).

A conferência irá reunir gestores, pesquisadores, profissionais e estudantes das áreas da saúde, tecnologia e comunicação para discutir como o processo de inovação no setor, com ênfase na força de trabalho e no desenvolvimento de novas tecnologias que possibilitem melhorar a qualidade do atendimento nas redes de atenção em saúde.

O coordenador do LAIS e presidente da conferência, professor Ricardo Valentim, destacou a importância do papel da universalização da saúde, e como as novas tecnologias podem colaborar neste processo.

“Para além de sua reconhecida dimensão social e de cidadania, a saúde também constitui área estratégica para o desenvolvimento econômico e a transformação produtiva. No Brasil, a saúde representa demanda nacional de 10% do PIB, ocupa o 8º lugar no Mercado Mundial, emprega 1/3 dos trabalhadores qualificados do país e representa 35% do esforço nacional de P&D (área de maior crescimento do esforço de inovação). Além disso, ela abrange plataformas tecnológicas estratégicas para o futuro do país, como biotecnologia, química fina, equipamentos médicos, tecnologia da informação e telemedicina, nanotecnologia, novos materiais, entre outras. A interação entre a cadeia produtiva, a comunidade científica e os serviços de saúde gera um ambiente propício à inovação, com atuação sistêmica e voltada ao desenvolvimento e à inclusão social”, disse.

A 2ª Conferência Internacional de Inovação em Saúde é uma realização do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde, com apoio do Ministério da Saúde, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern), do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO), da Rede Sociotécnica de Formação Humana em Saúde, e do Internacional Council for Open and Distance Education (ICDE). O evento conta ainda com parceria com a Athabasca Uiversity (Canadá), Universidade Aberta de Portugal (UAb) e com a Université de Lorraine (França).