Um portal com informações atualizadas sobre a COVID-19 será lançado nesta terça-feira-feira (12) pelo Governo do Estado. A plataforma, disponível no endereço eletrônico https://portalcovid19.saude.rn.gov.br/, já está em funcionamento e compila desde relatórios do avanço da doença, até notícias sobre ações de combate à pandemia.

O site é uma realização do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), do Núcleo de Saúde Coletiva (NESC), ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica do Instituto Federal do RN (NAVI/IFRN) e da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação do IFRN.

De acordo com Chander Pinheiro, subcoordenador de Informação e Informática do Governo do Estado, o serviço visa dar mais transparência e também de orientar a população quanto aos cuidados com relação a COVID-19. “É um portal que concentra todas as iniciativas do governo, visando facilitar o acesso da população a estas informações”, afirmou.

O serviço disponibiliza todas as ferramentas de inovação desenvolvidas pelos parceiros, em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap/RN), como o Orienta Corona RN, que possibilita informações para pacientes com suspeita da doença através de uma consultoria online com profissionais de saúde, disponível em: https://orientacorona.saude.rn.gov.br/.

O novo site conta também com a plataforma AVASUS. Esta, por sua vez, conta com uma trilha formativa específica, que contempla cursos relacionados ao novo coronavírus (https://avasus.ufrn.br/local/avasplugin/cursos/covid.php). Atualmente, já são nove cursos desenvolvidos e milhares de alunos do RN e espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Há ainda boletins epidemiológicos, uma aba para notícias com atualização constante e também um área de transparência, onde o usuário pode consultar os gastos do estado no enfrentamento da COVID-19.

Apoio científico das universidades
Desde o início da pandemia, o Governo do Estado instituiu a criação de um Comitê de Especialistas e também de um Comitê de Tecnologia. O objetivo destes é atuar de maneira consultiva para a gestão pública no enfrentamento da COVID-19 no RN.

Ambos os comitês são formados por cientistas e técnicos especialistas do RN na mais diversas áreas do conhecimento, e contam com representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Federal do RN (IFRN), Universidade do Estado do RN (UERN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Universidade Potiguar (UnP) e Ministério Público do RN (MPRN).

Para o professor Ricardo Valentim, coordenador do LAIS e membro do Comitê de Especialistas do Estado, além de embasar as ações do Executivo, a iniciativa valoriza a ciência desenvolvida no RN. “Esta iniciativa do Governo do Estado em convocar as universidades e centros de pesquisa do RN para apoiar neste momento de crise demonstra ao mesmo tempo a valorização da ciência do nosso Estado e o reconhecimento da força de suas instituições”, destacou ele.