Por Jordana Vieira / Assessoria de Comunicação LAIS/UFRN

Representantes da Auditoria-Geral do Sistema Único de Saúde (AudSUS) vieram até Natal, no Rio Grande do Norte, para o início das ações da cooperação técnica firmada entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e o órgão do Governo Federal. Na agenda de trabalho, foi realizada uma visita técnica para conhecer as instalações do Laboratório e os projetos desenvolvidos nas áreas de Audição e Linguagem, Tecnologias Assistivas, Informática em Saúde e Bioengenharia.

A cooperação faz parte da parceria do LAIS/UFRN com a Universidade Aberta de Portugal (UAb/PT) nas áreas voltadas à Saúde Digital. A equipe, composta por Patrícia Rodrigues, Adelina Feijão e Ângela Franco, integra a Coordenação-Geral de Inovação e Promoção do Sistema Nacional de Auditoria (CGSNA/AudSUS/MS), também discutiu, com representantes do Laboratório, o alinhamento para as próximas etapas da produção dos cursos de Especialização, de Mestrado e de Doutorado para profissionais de Auditoria do SUS.

De acordo com Patrícia Rodrigues, a expertise do LAIS/UFRN, nas áreas tecnológicas e acadêmicas, vai contribuir diretamente com este processo, “vamos levar bastante inovação, uma proposta de formação unificada e alinhada dos auditores e muita disposição a partir da experiência do LAIS”, destacou.

Durante a mesma agenda, a equipe responsável pela capacitação dos profissionais de saúde na Auditoria do SUS participou da “Oficina de Início do Projeto LAIS/UFRN e AudSUS”, que aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de janeiro de 2023, no auditório da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS/UFRN).

Ao longo dos três dias de programação, foram realizadas discussões sobre o “Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico para Formação, Qualificação e Aprimoramento do Sistema Nacional de Auditoria do SUS”.

Durante a oficina, o diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, relembrou que, no final de 2022, uma cooperação técnica internacional foi firmada com a Universidade Aberta de Portugal na área de Saúde Digital com destaque para temas como Ciências de Dados, Inteligência Artificial e Interoperabilidade entre Sistemas de Saúde e, ainda, Avaliação das Políticas Públicas de Saúde. Segundo Valentim, “trabalhos científicos nessas áreas contribuirão com o aprimoramento das ferramentas de auditoria no SUS e na maior efetividade dos recursos investidos na saúde pública, fatores que representam o fortalecimento do Sistema Único de Saúde do Brasil”.