Por Valéria Credidio – ASCOM LAIS

Somente no Brasil, mais de 680 mil pessoas estão em situação de privação de liberdade, configurando umas das maiores populações carcerárias do mundo. Ao mesmo tempo, as necessidades dessa população transformam o sistema carcerário em uma emergência de saúde pública, como elevadas taxas de enfermidades, entre elas, as infecções sexualmente transmissíveis.

Como forma de enfrentamento ao problema, está à disposição no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS), o curso “Atenção à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade”. A trilha de aprendizagem é de autoria de um grupo de pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), e composta por módulos autoinstrucionais de 60 horas, que foram todos pensados para a promoção do conhecimento integrado e acessível para a formação humana em saúde. Em pouco mais de dez meses no ar, já foram contabilizados por volta de 19 mil cursistas.

De acordo com Janaína Rodrigues Valentim, uma das autoras da publicação, o recurso é inédito no Brasil e também o mundo, possibilitando a formação da pessoa privada de liberdade, do policial penal e dos profissionais de saúde que atuam no ambiente prisional. “A trilha de aprendizagem ‘Além dos Muros’ foi toda pensada para promover a educação em saúde com um olhar humanitário de proteção dos direitos humanos, trazendo questões que são garantias dos privados de liberdade”, argumentou a pesquisadora.

Reconhecimento
Os primeiros resultados do trabalho realizado pelos pesquisadores estão sendo chancelados pela comunidade científica. O mais recente exemplo é a artigo “A Relevância da Educação Em Massa em Saúde no Sistema Prisional Brasileiro: O Curso ‘Atenção à Saúde para Pessoas Privadas de Liberdade’ e Seus Impactos”, publicado na Frontiers in Public Health.

Além dos autores do LAIS, o artigo conta com a participação de pesquisadores da Universidade de Coimbra e Universidade Aberta, ambas de Portugal, além de representante do Conselho Internacional de Educação Aberta e a Distância, situado na Noruega.

Conforme aponta o artigo, o curso possibilitou o desenvolvimento de um modelo de formação maciça para diversos profissionais de saúde em todos os níveis de atenção e regiões do Brasil. O artigo ressalta, ainda, a extensão do território brasileiro e o número de profissionais de saúde que tem acesso à formação de qualidade.

Em sua concepção, a trilha formativa leva em conta os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), preconizados pela Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Sendo assim, todo o trabalho desenvolvido não tem foco apenas no interior dos presídios, mas em toda a sociedade.  Para o diretor executivo do LAIS, Ricardo Valentim, a publicação do artigo reforça esse aspecto, demonstrando o impacto da formação em saúde para a transformação social. “Cuidar da saúde do presídio é também cuidar da saúde da comunidade”, enfatizou.

Sobre a Frontiers in Public Health
É uma revista multidisciplinar de acesso aberto que é publicada online. A revista abrange saúde ocupacional, mental e reprodutiva, medicina e política social, epidemiologia, reabilitação, obesidade, questões familiares e sociais, qualidade de vida e educação e promoção da saúde pública

Saiba mais sobre a publicação
A Relevância da Educação Em Massa em Saúde no Sistema Prisional Brasileiro: O Curso “Atenção à Saúde para Pessoas Privadas de Liberdade” e Seus Impactos