Por Anderson de Almeida/ Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN

Entre os dias 18 e 22 de setembro, pesquisadores do LAIS estiveram em Portugal para o alinhamento de novas cooperações internacionais científicas com a Universidade de Coimbra e a Universidade Aberta de Portugal (UAb-PT), em Lisboa.

Em Coimbra, as reuniões foram focadas na pactuação, criação e definição do novo plano de trabalho que abrange o triênio 2024/2025/2026, destinado à ciência de dados na área de saúde que busca analisar, com o uso da inteligência artificial, os estudos relacionados a doenças cardiovasculares em todo o Brasil.

Na capital portuguesa, os encontros aconteceram no Palácio Ceia, sede da UAb-PT, e objetivaram reunir os docentes dos programas de pós-graduação que irão integrar e receber os novos alunos, integrantes do processo de Cooperação Técnica entre LAIS/UFRN, Universidade Aberta e Auditoria-Geral do SUS (AudSUS), que busca avaliar a efetividade das políticas públicas de saúde implementadas no Brasil e, dessa forma, fortalecer, por meio de novos estudos de doutorado, a atuação do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) do SUS em áreas de controle interno, externo e social.

A reitora da UAb-PT, Carla Padrel, reforçou o papel do LAIS nas cooperações com a Universidade portuguesa, desenvolvidas há alguns anos e que apresentam sucesso do ponto de vista da formação dos alunos e da produção científica. A Educação Permanente em Saúde também foi tema de discussão, principalmente, pelas expertises construídas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS).

Quem participou dos encontros em Lisboa foi a coordenadora do programa de doutoramento em sustentabilidade social e desenvolvimento da UAb-PT, Sandra Caeiro, que destacou a importância do encontro para entender a interdisciplinaridade que o LAIS executa os projetos, bem como para pontuar e alinhar os modelos de educação das instituições de ensino.

Ricardo Valentim, diretor executivo do LAIS, enfatizou a importância das cooperações dentro dos projetos e chamou a atenção para a relevância que o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN possui, no âmbito do ensino e aprendizagem internacional, bem como a questão do compartilhamento horizontal e mútuo entre as instituições de ensino cooperadas.

Também foi debatida a importância da proximidade entre os professores de Portugal, do Brasil e os alunos para a boa condução das atividades. Para isso, serão desenvolvidas ações de integração presenciais e virtuais nos países e instituições envolvidas.