Por Arthur Barbalho e Kaline Sampaio – Assessoria de Comunicação do LAIS

Debater a prevenção da sífilis com foco no cuidado em saúde. Foi com esta premissa que os pesquisadores Andrea Pinheiro, Carlos Alberto Oliveira e Kaline Sampaio, do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), participaram das atividades da 18ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+ do município de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O trio esteve no evento a convite da organização não governamental Arco-íris, que participou da organização do evento e que promoveu uma série de iniciativas prévias para discutir a saúde sexual na comunidade LGBTQIA+. Na ocasião, o LAIS foi premiado pelo seu trabalho no enfrentamento à sífilis, por meio do projeto “Sífilis Não”.

As pesquisadoras do LAIS participaram de uma roda de conversa com jovens e professores da Escola Estadual Professor Doutor Domingos João Batista Spinelli, onde esclareceram dúvidas e orientaram os alunos sobre prevenção, testagem e tratamento da sífilis. A população jovem é a que registra maior incidência de casos da IST, segundo o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, de 2021. Mais de 100 alunos participaram da atividade, realizada na última quinta-feira (18).

Na sexta (19), aconteceu a entrega do Troféu Diversidade 2022, onde o laboratório foi um dos contemplados. De acordo com o professor Carlos Alberto Oliveira, este reconhecimento destaca o perfil inclusivo do LAIS. “É uma construção que o laboratório vem fazendo em trabalhar com a diversidade, em atuar com políticas públicas para todos. Então, é uma premiação que tem toda a cara do LAIS, o que é muito bom”, afirmou ele.

Para Kaline Sampaio, a premiação mostra que o laboratório está na direção correta ao apoiar a causa LGBTQIA+. “O LAIS sempre apoiou as pessoas e causas da comunidade LGBTQIA+, inclusive reconhecendo que essa população precisa de políticas públicas de saúde em sua universalidade, como princípio fundamental do SUS, mas também pensando em ações específicas e direcionadas para este grupo, sejam na área de educação, comunicação ou de tecnologia da informação, por exemplo. Receber o Prêmio Diversidade 2022 em Ribeirão Preto significa que estamos no caminho certo”, disse.

O diretor da ONG Arco-íris e presidente da Rede Gay do Brasil, Fábio de Jesus, destacou a importância de ações como o “Sífilis Não” para o cuidado em saúde desta população. “Hoje, o LAIS é de extrema importância, porque atua em um projeto que promove o cuidado para a população LGBTQIAP+. Nós precisamos de tratamento, de diagnóstico, e tenho certeza que com iniciativas como esta nós vamos conseguir vencer. Por isso, é importante contarmos com parceiros e parceiras como o LAIS”, contou.