Por Arthur Barbalho – Assessoria de Comunicação LAIS

Como os sistemas digitais de saúde podem ser impactados por boas práticas de oriundas da engenharia de requisitos? Foi buscando responder esta pergunta que o pesquisador Fernando Lucas Farias, do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), participou do WER 2022 – Workshop de Engenharia de Requisitos, fórum para discussão de questões relevantes da área, que em sua 25ª edição foi organizado pela UFRN.

Fernando ministrou a palestra “Desafios em Requisitos para Sistemas Digitais em Saúde”, ocorrida na quinta-feira (25), onde falou sobre os projetos desenvolvidos pelo LAIS e as boas práticas desenvolvidas pela equipe do laboratório, com ênfase na engenharia de requisitos. A área em questão compreende um processo que engloba todas as atividades que contribuem para a produção e viabilização de requisitos dentro de um determinado cenário, bem com sua manutenção ao longo do tempo.

Fernando destacou a relevância de discutir tais práticas, bem como os desafios de se fazer isto num contexto de gestão de sistemas de saúde pública.

“O objetivo principal da palestra foi apresentar os principais desafios enfrentados no contexto da engenharia de requisitos no desenvolvimento ágil de soluções em saúde digital por time multidisciplinares geograficamente distribuídos, incluindo processos de trabalho, ferramentas, desafios e lições aprendidas”, explicou o pesquisador.

Durante a palestra, Fernando elencou ainda os requisitos de sistemas digitais em saúde utilizados pela equipe de trabalho do LAIS. São eles: comunicação em times multidisciplinares, padronização dos Artefatos de conhecimento, especificação de requisitos não-funcionais em projetos ágeis, perda de Informação na implementação de requisitos, pouco conhecimento dos stakeholders sobre processos ágeis, refinamento Negocial e Técnico do Product Backlog, Engenharia de Requisitos em ambiente 100% Remoto, priorização do Product Backlog X dívida técnica, dívida técnica com requisitos legais, elicitação de requisitos em soluções de saúde digital para SUS.

O pesquisador destacou ainda a relevância do evento, que reúne pesquisadores e estudantes de várias partes do mundo, todo atuando com o objetivo de possibilitar de desenvolver melhores práticas na Engenharia de Requisitos.

Além de Fernando, o diretor executivo do LAIS, Ricardo Valentim, também participou do evento, sendo um convidados da mesa de abertura, realizada na última terça-feira (23).

WER 2022
O WER é um importante fórum para discussão de questões relevantes na área de Engenharia de Requisitos. Ele é realizado anualmente desde 1998 e tem alternado sua organização e execução entre os países da América Latina, Canadá, Espanha e Portugal.

O evento conta com a apresentação de artigos científicos e provê uma variedade de trilhas, atividades e oportunidades para discussão e interação entre os participantes.