Por Valéria Credidio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

Mais de 21 mil profissionais médicos já integraram o Programa Mais Médicos, beneficiando mais de 63 milhões de brasileiros por meio de atendimentos. Em 2023, a iniciativa do Governo Federal teve mais de 34 mil inscritos, concorrendo às vagas destinadas para atuação em todo o Brasil. O que poucos sabem, no entanto, é que antes de iniciarem o atendimento à população, todos os aprovados passam por formação e uma das ferramentas usadas nesse processo é o Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS), ofertado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS).

A influência dessa formação no cotidiano dos médicos do programa foi o objeto de estudo de um grupo de pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), resultando em um artigo recentemente publicado na Revista Frontiers, periódico internacional de grande relevância no campo científico.

O artigo, com título “Intervenções do Programa Mais Médicos do Brasil por meio da educação continuada para a Atenção Primária à Saúde”, é parte da pesquisa de doutorado de Laianny Krizia Maia Pereira, aluna do Programa de Pós-graduação em Saúde da Família, da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF), ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A tese de doutorado tem por objetivo avaliar o impacto da formação em saúde mediada por tecnologia direcionada aos profissionais do Programa Mais Médicos na Atenção Primária em Saúde (APS), sob orientação da professora doutora Tatyana Rosendo e co-orientação do professor doutor José Adailton da Silva.

A pesquisa está inserida no contexto do projeto “Pesquisa-ação na Formação Humana em Saúde com Tecnologia e ao Longo da Vida: Um olhar para o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no SUS”, executado pelo LAIS. Uma das metas do projeto é ofertar uma especialização, mediada por tecnologia e desenhada para qualificar os profissionais dos programas de provisão do SUS, em especial os do Programa Mais Médicos.

Nesse contexto, o PEPSUS propõe a identificação de problemas na realidade do território em que os médicos estão inseridos e a realização de intervenções que proporcionem a melhoria nos processos de trabalho, no acesso e na qualidade da assistência à saúde. Nessa perspectiva, para esse artigo, viu-se a necessidade de conhecer melhor as intervenções realizadas pelos médicos do Programa Mais Médicos.

Os resultados encontrados apontam que a experiência formativa no PEPSUS refletiu na forma de atuação dos médicos do Programa Mais Médicos. As intervenções analisadas concentraram-se nas regiões mais vulneráveis do país (Norte e Nordeste) e estão relacionadas com as áreas programáticas da APS, preconizadas pelo MS, principalmente, nas temáticas de Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Saúde Mental. Além disso, temas transversais foram identificados, como Acolhimento, Trabalho em Equipe, Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção.

Para Laianny Pereira, a pesquisa tem grande importância, de magnitude nacional, visto a abrangência do PEPSUS, que contempla profissionais médicos do PMM que atuam na saúde da família de diversos estados brasileiros. “Além disso, contribui para a avaliação do processo formativo desses médicos, sendo uma ferramenta potente para a condução de políticas de educação permanente no Brasil e no mundo”, enfatizou a autora.

Inteligência Artificial

Além dos resultados obtidos pelo trabalho realizado, chama a atenção a metodologia utilizada pelos pesquisadores, uma vez que foram levantados dados de diversas bases, incluindo educação, saúde, assistência social e dados epidemiológicos, tudo sendo conduzido pela inteligência artificial.

De acordo com o diretor executivo do LAIS, Ricardo Valentim, que também é autor do artigo, o uso da inteligência artificial proporcionou o cruzamento de dados, entregando achados científicos importantes que demonstram, por exemplo, o impacto do programa Mais Médicos, da perspectiva da educação permanente em saúde e como esses médicos do Programa Mais Médicos, a partir desse processo de formação, atuaram intervindo no território para ofertar saúde mais qualificada para a população.

“O LAIS é um dos grupos de pesquisa no Brasil, um dos poucos grupos de pesquisa que tem feito essa análise de política pública de saúde. Nesse caso específico, envolvem duas políticas, a política nacional de educação permanente em saúde e a política de atenção primária à saúde, observando essencialmente o Programa Mais Médicos”, reforçou Valentim.

Como citar:

Pereira LKM, Silva JAd, Valentim RAdM, Lima TGFMS, Gusmão CMG, Rocha MAd, Santos MMd, Caitano AR, Barros RMBd and Rosendo TS (2024) Interventions of Brazil’s more doctors program through continuing education for Primary Health Care. Front. Public Health 11:1289280. doi: 10.3389/fpubh.2023.1289280

Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpubh.2023.1289280/full