Por Gabriel Mascena e Jordana Vieira

Pesquisadores da base de pesquisa em Audição e Linguagem do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) realizaram atividades de educação em saúde auditiva para crianças e professores do 1° ao 9° ano do ensino fundamental na Escola Municipal Auta de Souza, localizada no município de Macaíba, região metropolitana de Natal/RN. As atividades foram alusivas ao Dia Mundial da Audição, celebrado no último dia 3 de março em todo o mundo.

A ação contou com a participação de pais e alunos do centro de educação. De acordo com a professora Sheila Balen, coordenadora da base de pesquisa de Audição e Linguagem, o trabalho teve como objetivo mostrar para os envolvidos a importância de cuidados com a audição, desde a limpeza do canal auditivo, até o uso de equipamentos como fones de ouvido.

“Ao planejar esta ação tínhamos o foco na Cocleane (manequim utilizado para os testes) e como fazer para seguir a instalação do microfone do decibelímetro no ouvido e ter uma boa aferição. Isto parece algo aparentemente simples para alguém da área da tecnologia, mas não para fonoaudiólogos. Esta atividade foi com certeza a ação mais efetiva com crianças e professores sobre o impacto do uso do cotonete dentro do ouvido”, afirmou.

A professora destacou o baixo custo da atividade aplicada ao público que participou da ação. “Tecnologia levíssima, preço irrisório e impacto fenomenal. Foi um momento de orientar com alegria e se deparar com a surpresa do que se faz dentro do ouvido sem saber”, disse, completando que para a demonstração foram utilizados cartolinas, tubos de plástico e massa de modelar.

Dia Mundial da Audição

No ano de 2007 foi realizado o primeiro evento para marcar 3 de março como o Dia Mundial da Audição. Desde então uma campanha é feita anualmente pelo Escritório de Prevenção da Cegueira e Surdez da Organização Mundial da Saúde (OMS), e tem o objetivo de divulgar informações e promover ações voltadas a prevenção da perda auditiva e melhoria dos cuidados auditivos.

A OMS é responsável por coordenar os eventos que acontecem todo ano, no mundo inteiro, além disso, tem o papel de selecionar o tema central da campanha. A partir da escolha são desenvolvidos materiais educacionais distribuídos gratuitamente em vários idiomas abordando o assunto.

Em 2020 o tema escolhido foi “Uma audição para a vida. Não deixe que a surdez o limite”. Nesta perspectiva, a OMS lançou um aplicativo gratuito para dispositivos móveis, o “hearWHO”. No aplicativo é possível verificar o nível da audição do usuário, o público alvo são as pessoas que tem risco de perda da audição ou que já sentiram alguns dos sintomas relacionados a esse problema.