Por Arthur Barbalho e Bruno Cássio – ASCOM/LAIS

Pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) se reuniram nesta segunda-feira (22), com pesquisadores de países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O encontro marcou o início das tratativas para alinhamento de um acordo de cooperação técnica entre as instituições participantes do encontro.

Participaram da reunião os professores Armindo Gideão Jelembi, da Universidade Eduardo dos Santos, de Angola; André Pereira, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal; Manuel Luis Chenene, diretor de Cooperação da Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique; e o padre Bantu Mendonça Sayla, do Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela, em Angola. Pelo LAIS, além do diretor executivo, Ricardo Valentim, estiverem presentes os professores Karilany Coutinho, Juciano Lacerda, Carlos Alberto Oliveira, Higor Morais e Thaísa Santos Lima, além de pesquisadores das áreas da comunicação, do direito e das relações internacionais.

O encontro debateu sobretudo uma cooperação horizontal entre os países membros da CPLP, com foco especial nas áreas do Direito à Saúde, Saúde Digital, Proteção de Dados e Comunicação em Saúde, conforme destacou durante a reunião o diretor do LAIS. “Nós já contamos com um acordo de cooperação com a Universidade de Coimbra, o que facilita a execução de qualquer plano de trabalho a ser desenvolvido em conjunto com a instituição. Junto às universidades de Moçambique e Angola, vamos trabalhar neste primeiro momento para o alinhamento de um plano de trabalho, que será horizontal, onde todos aprendem e todos colaboram para o desenvolvimento dos membros envolvidos”, destacou Valentim.

O diretor reforçou ainda que sobre a cooperação já alinhada com a UC, a expectativa é que o novo plano de trabalho seja ainda mais abrangente, ou seja, que “contemple todos os projetos desenvolvidos entre as instituições”.

Para o professor Armindo Jelembi, da Universidade Eduardo dos Santos, de Angola, a reunião foi um passo importante na relação entre países membros da CPLP, sobretudo no âmbito da pesquisa e do ensino. “Vejo a cooperação comou uma possibilidade de potencializar nossas capacidades institucionais. Hoje, neste contexto de globalização, é importante que os países de língua portuguesa se unam para o desenvolvimento da pessoa humana, com foco no uso de ferramentas da ciência. Para nós, não há precedentes de cooperação com um centro de pesquisa com a expertise do LAIS na área da tecnologia da saúde”, afirmou ele.

Ampliação de iniciativas do Direito à Saúde em língua portuguesa
Uma das áreas comuns dos participantes do encontro da manhã desta segunda-feira foi o direito à saúde, área que ganha ainda mais relevância neste cenário de globalização. Para o professor André Pereira, da Universidade de Coimbra, este é movimento importante, principalmente no âmbito da pesquisa. “Tenho um grande gosto nessas áreas de poder desenvolver o direito da saúde em português, já que existem várias publicações em inglês, em nível mundial. Estou disponível para participar dessa ligação do LAIS, com Angola, Moçambique e Portugal”. A questão foi reforçada também pelo padre Bantu Mendonça, do Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela, em Angola: “a nossa colaboração será bem-vinda nesse sentido, podem contar conosco, nesse campo epistemológico, principalmente”, completou.

Para o professor Manuel Chenene, diretor de Cooperação da Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique, a iniciativa surge em momento importante para a educação superior do país africano. “Nossa universidade abarca todas as áreas do saber. Recentemente, nós comemoramos 60 anos de ensino superior em Moçambique, e é de todo nosso interesse participar, em colaborar nessa rede, tanto para a mobilidade de estudantes, tanto aos que vêm a nossa universidade, temos todo interesse”, disse.