Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN

Implantado em 2018, o Sistema de Gestão Acadêmica da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS) passa, desde junho de 2022, por atualização. A plataforma vem recebendo novas funcionalidades para atender as demandas dos usuários e dar mais dinamicidade aos processos que envolvem a área gerencial dos cursos ofertados. No período de 26 a 30 de setembro de 2022, a equipe do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), que atua no sistema, recebeu um importante reforço para esse trabalho.

O pesquisador do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), Saulo Caliman, participou durante essa semana, em Natal/RN, de uma oficina de imersão tecnológica para aprofundar conhecimentos sobre o Sistema de Gestão Acadêmica. Saulo Caliman avaliou os resultados desse intercâmbio: “no ICEPi, nós o usamos o SGA e eu acho que vai ser muito bom, para mim, ter tido esse contato e compartilhar experiências com esses profissionais”.

O pesquisador do Espírito Santo se refere aos pesquisadores do LAIS/UFRN, Fabiano Papaiz e Pierre Freire, que compõem a equipe responsável por implementar as novidades nessa plataforma. Fabiano Papaiz explica como essas tarefas foram iniciadas: “junto aos nossos usuários, das escolas de saúde pública, a gente levantou algumas demandas, algumas funcionalidades que eram necessárias, alguns pontos que precisavam ser corrigidos e estamos desenvolvendo”.

Como fruto desse trabalho, já foram desenvolvidos o novo perfil de usuário e a emissão customizada de certificados. Um dos próximos passos é criar a modelagem do relatório mensal que é usado por estudantes residentes no curso de Medicina. “Essas melhorias, as correções e os ajustes devem atender as necessidades dos usuários e, assim, contribuir com a evolução dessa ferramenta”, concluiu Papaiz.