Por Jordana Vieira / Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN

Ferramentas que auxiliam no monitoramento do processo de desenvolvimento auditivo de bebês com infecções congênitas: esse foi um dos temas discutidos no “Meeting Internacional”, que aconteceu nesta quinta-feira (1). O evento foi promovido pela Base de pesquisa de Audição e Linguagem do Laboratório de Inovação tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), em parceria com o Departamento de Fonoaudiologia e com o Programa de Pós-graduação em Fonoaudiologia, ambos da UFRN. O encontro foi realizado no Auditório Mariano Coelho, do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN), em Natal/RN, e reuniu estudantes da área de Fonoaudiologia, além de profissionais da área da saúde, pesquisadores e autoridades internacionais no assunto.

A programação contou com uma palestra inicial da pesquisadora Teresa Ribas-Prats, da Universidade de Barcelona, na Espanha, sobre a contribuição do Frequency Following Response no desenvolvimento infantil. Teresa destacou a necessidade de haver parcerias internacionais entre universidades que desenvolvem pesquisas sobre um mesmo objeto de estudo. “Parcerias são muito necessárias porque quando fazemos uma pesquisa a nível nacional devemos também conhecer o seu impacto em outras regiões, a fim de chegar a maior parte da população possível e uma máxima validez de nossos dados”, afirma ela.

De acordo com Sheila Balen, pesquisadora do LAIS, discutir sobre o Frequency Following Response, um exame que consegue identificar problemas na via auditiva do bebê desde as primeiras horas de vida, é extremamente importante. “Ele já pode nos dar informações a respeito de alterações no desenvolvimento da fala e também ser utilizado no monitoramento no desenvolvimento da via auditiva central, que conduz a informação pro cérebro”, destaca a pesquisadora.

Na parte final do evento, Sheila mediou uma mesa redonda com o tema norteador “Diagnóstico e monitoramento de bebês com infecções congênitas”. Participaram das discussões as pesquisadoras Mylena Taise, do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN); Monique Ramos, pesquisadora do LAIS/UFRN; Aryelly Dayane, do Departamento de Fonoaudiologia e pesquisadora do LAIS/UFRN; e Joseli Soares, também pesquisadora do Laboratório.