“Nunca a telessaúde foi tão necessária como neste momento em que o mundo vive uma pandemia”. A afirmativa é do coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica e Saúde (LAIS/UFRN), Ricardo Valentim, quando foi informado da premiação do laboratório durante a 28ª edição do Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. O trabalho premiado, intitulado “Teleconsultoria assíncrona em saúde auditiva à profissionais da atenção básica do Sistema Único de Saúde no Nordeste brasileiro”, faz uma análise sobre o perfil dos profissionais que realizaram solicitações de teleconsultoria em saúde auditiva, entre os anos de 2015 e 2019, mapeando o perfil destes trabalhadores e também dos atendimentos de maior demanda na respectiva região.

Apesar de ainda pouco difundida no Brasil, o LAIS vem desenvolvendo pesquisas e atividades em telessaúde desde 2010. De acordo com o coordenador, a área de audiologia é uma das mais fortes dentro dessa dimensão, principalmente por atender crianças acometidas pela sífilis congênita ou prematuras e que precisam de um acompanhamento para evitar sequelas futuras. “Essa premiação atesta a qualidade do trabalho que vem sendo realizado e que alcança a população e os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), qualificando a oferta nos serviços de saúde”, disse.

A menção honrosa recebida pelo trabalho tem um caráter simbólico relevante, uma vez que aconteceu no último dia 9 de dezembro, quando é celebrado o Dia do Fonoaudiólogo. O trabalho teve como autor principal o pesquisador Victor Vasconcelos de Barros, mestrando do Programa Associado de Pós-Graduação em Fonoaudiologia entre UFPB/UFRN/UNCISAL, e coautoria de Aryelly Dayane Nunes e Kaio Ramon Lima, com orientação dos professores Higor Morais, Ricardo Valentim e Sheila Balen, todos pesquisadores do LAIS.

De acordo com os pesquisadores envolvidos no trabalho, o diferencial do estudo em questão está justamente no mapeamento destes perfis. Na prática, isso contribui para a evolução constante das técnicas de comunicação aplicadas à educação em saúde auditiva. “No âmbito da educação em saúde, traçar este perfil é bastante relevante, pois por meio dele podemos acompanhar esta crescente adesão ao sistema de teleconsultoria por parte dos trabalhadores da saúde, o que torna serviço público de saúde mais eficiente, com tomadas de decisões baseadas em evidências”, explicou Victor Barros.

Solicitações através do programa Telessaúde
O Programa Telessaúde Brasil Redes é uma iniciativa do Ministério da Saúde. No Rio Grande do Norte e na Paraíba, o programa é tocado pelo LAIS, através do Núcleo Interestadual RN/PB. Os pesquisadores atuam através do Telessaúde para auxiliar e possibilitar o desenvolvimento de ações que visam capacitar profissionais de saúde para lidar com tecnologias na área da saúde.

Para a professora Sheila Balen, orientadora da pesquisa, o trabalho em conjunto da fonoaudiologia aplicada na perspectiva da telessaúde amplia as possibilidades de qualificação dos profissionais, e também garante um atendimento mais qualificado para pacientes. “Por meio do uso de ferramentas de tecnologias da informação e comunicação, é possível promover a educação permanente em saúde para profissionais em toda a região Nordeste”, disse ela.

Aplicação multidisciplinar da Telessaúde
De acordo com o professor Higor Morais, coordenador do Telessaúde RN/PB, o trabalho reforça a contribuição do Núcleo Interestadual para a melhoria dos serviços de saúde. “Nosso núcleo foi fundado em 2011, e de lá para cá, tem colaborado de maneira muito propositiva, tanto no nível estadual quanto nacional. Temos enxergado a possibilidade que a Telessaúde tem de colaborar nos mais diversos contextos, numa perspectiva que é reforçada em cenários como o atual, onde vivemos uma pandemia”, explicou ele.

Ainda destacando o cenário da pandemia do novo coronavírus, Higor falou também sobre a possibilidade que o serviço dá de aproximar profissionais de saúde e pacientes, por meio de ações como as teleconsultas. “Em decorrência da pandemia e com a regulamentação pelo Ministério da Saúde e dos conselhos de saúde, o Núcleo de Telessaúde do Rio Grande do Norte desenvolveu uma ferramenta para teleconsultas, fazendo com que pacientes impossibilitados de se deslocarem no atual contexto recebam um acompanhamento qualificado e necessário para a continuidade de seus cuidados”, completou.