Representantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN) e do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do RN (LAIS), discutiram nesta terça-feira (14), sobre a implementação do sistema destinado aos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH). A ferramenta será desenvolvida pelo grupo de trabalho do LAIS, em mais uma ação do projeto Gestão e Transparência na Saúde Pública do Rio Grande do Norte.

O encontro ocorreu no miniauditório da Escola de Governo do RN, no Centro Administrativo. Realizada no formato de oficina, a reunião debateu ainda sobre a criação de um grupo de trabalho interssetorial para acompanhamento e monitoramento da produção do sistema entre SESAP e LAIS. Os participantes da oficina construíram, ainda, um plano de ação, com cronograma e metas baseado na portaria dos NVEH. Também foram definidas as próximas ações a serem desenvolvidas e a atuação do grupo no âmbito do projeto.

De acordo com a subsecretária de Planejamento e Gestão da SESAP/RN, Lyane Ramalho, a expectativa é que um piloto do sistema seja implementado em serviços hospitalares definidos pelo grupo de trabalho. “Este primeiro encontro foi importante para integrar as equipes, tanto da SESAP/RN quanto do LAIS, para que possamos criar uma ferramenta que atenda todas as demandas da rede hospitalar do estado”, disse ela.

Segundo o diretor executivo do LAIS, Ricardo Valentim, a iniciativa foi importante para garantir que essas ferramentas possam, de fato, contemplar as necessidades dos serviços de saúde, trazendo celeridade para o trabalho dos servidores. “Compreender as demandas de quem atua cotidianamente na gestão é muito importante, pois só assim poderemos desenvolver ferramentas tecnológicas que atuem para melhorar a dinâmica de trabalho da saúde pública. Precisamos de um sistema que seja útil, responsivo e que possibilite celeridade para as ações da rede hospitalar do RN”, afirmou.

Além de representantes do LAIS, participaram do evento profissionais da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, Coordenadoria de Regulação em Saúde e Avaliação (Corsa), Subcoordrnação de Gestão Hospitalar, da Unidade de Gestão de Tecnologia e Sistemas de Informação e Comunicação (UGTSIC), da Coordenadoria de Administração (COADI) da SESAP.

Sistemas integrados
Durante a pandemia da covid-19, o LAIS desenvolveu um ecossistema tecnológico para o enfrentamento da doença. Dentre eles, destacam-se as plataformas RegulaRN, para gestão de leitos da rede SUS, e RN Mais Vacina, para a operacionalização da campanha de vacinação contra o coronavírus. Como resultado de ambos, o estado pôde lidar com a pandemia de maneira mais transparente, garantindo maior controle social e dinamismo aos serviços de saúde do Rio Grande do Norte.