O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Kênio Costa Lima, e o pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), Marquiony Santos, tiveram o artigo “Weaknesses in primary health care favor the growth ofacquired syphilis” (Fraqueza na atenção primária à saúde favorece ao crescimento da sífilis adquirida, em tradução), aceito pela revista internacional PLOS Neglected Tropical Diseases.

O trabalho, que foi fruto da tese de doutorado de Marquiony, teve a finalidade de analisar as tendências da epidemia de sífilis adquirida no Brasil e identificar quais fatores causam mais impacto no seu crescimento. “O aumento exponencial da epidemia da sífilis na população geral se mostra como uma das mais negligenciadas em várias partes do mundo”, comenta Kênio, que ressalta: “um ponto forte no trabalho foi a utilização de diversos bancos de dados, incluindo informações da atenção primária em saúde”.

Ainda segundo o professor a atenção primária em saúde tem um papel fundamental no controle da sífilis, porém, poucos estudos buscaram analisar o impacto da atenção primária em saúde com o crescimento de sífilis adquirida.

“Nosso trabalho utilizou dois grandes bancos de dados dos sistemas nacionais de notificações dos 5570 municípios brasileiros e uma base de dados de 37350 equipes de atenção primária em saúde, além de indicadores sociodemográficos municipais. Nossos resultados demonstraram diversos indicadores que influenciam o crescimento de sífilis adquirida, principalmente os mais negligenciados que estão na atenção primária em saúde, como por exemplo, a distribuição de preservativos femininos. Esses resultados podem guiar estratégias mais efetivas no combate à epidemia de sífilis em diversos países”, finaliza Kênio.

Sobre a revista
PLOS Neglected Tropical Diseases é uma revista científica de alto impacto internacional, com Qualis A-1. Possui acesso aberto, revisada por pares, dedicada ao estudo de doenças tropicais negligenciadas, incluindo infecções por helmintos, bactérias, vírus, protozoários e fungos endêmicas de regiões tropicais.