Plataforma do LAIS e da SESAP garante transparência e equidade para pacientes da covid-19

O RegulaRN, plataforma de regulação do acesso à assistência, alcançou a marca de cinco mil vidas salvas durante a pandemia do coronavírus na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) do Rio Grande do Norte. Essa métrica leva em conta desde a solicitação do leito para os pacientes, passando pelo tratamento até a alta médica total. Funcionando desde o mês de março, a plataforma foi criada pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), transformando-se no principal instrumento utilizado pelo setor de Regulação da Secretaria de Saúde do RN (SESAP), com informações e transparência.

Além do número de vidas salvas, o RegulaRN mostra a quantidades de leitos clínicos e críticos disponíveis, quantas pessoas necessitam de serviço hospitalar, a disponibilidade de transporte sanitário e o tempo de transferência do paciente. O tempo entre a solicitação pelo leito até a internação também pode ser acompanhado pela plataforma.

De acordo com o coordenador do LAIS, Ricardo Valentim, atualmente o estado do Rio Grande do Norte conta com uma das melhores redes assistenciais para o enfrentamento da covid-19. “E isso foi devido a criação de uma rede assistencial integrada, respeitando a regulação plena dos municípios, que só pode ocorrer devido a transparência dada pela mediação tecnológica e a promoção da equidade e da justiça social, do controle social. O RegulaRN é essa plataforma de regulação de leitos clínicos e críticos para enfrentamento da Covid-19, que foi colocado em funcionamento”, explicou.

Valentim também ressaltou que a plataforma oferece o benefício social de permitir que o SUS tenha acesso a um leito de UTI ou clínico caso venha precisar. “Esse processo ocorre de maneira equânime, ou seja, todos tendo o mesmo direito de forma transparente. Assim, a organização do sistema de saúde no estado do Rio Grande do Norte tem mostrado, na rede assistencial, um nível muito grande de resiliência e responsividade”, finalizou

O que é Regula RN
Com o intuito viabilizar a regulação do acesso à assistência instituída por meio da Política Nacional de Regulação, o Sistema RegulaRN tem como objetivo ordenar e padronizar o fluxo de acesso aos leitos covid-19 (críticos e clínicos) no estado do Rio Grande do Norte e dessa forma promover transparência, integridade e equidade no acesso aos serviços. Além disso e por meio de uma série de algoritmos de automatização de processos, o RegulaRN é capaz de otimizar o tempo de resposta do SUS para a utilização dos leitos ofertados no estado.

Para saber mais, acesse o RegulaRN: https://regulacao.lais.ufrn.br/sala-situacao/sala_publica/

*Foto: Cintia da Hora