Por Gabriel Mascena – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

A área de Economia da Saúde está em constante movimento para contribuir com o desenvolvimento de sistemas de saúde mais resilientes e capazes de atender inúmeras camadas da sociedade. Além do segmento financeiro, os estudos envolvem diversos temas que juntos atuam para a indução de políticas públicas de saúde efetivas para a população. Pensando em estratégias para o desenvolvimento de uma política nacional voltada a essa área, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) realizou, em parceria com representantes do Ministério da Saúde (MS), a “Oficina de Pesquisa em Economia da Saúde na Perspectiva de Análise Ex ante”, realizada entre os dias 12 e 13 de dezembro de 2023, na Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN).

A oficina é resultado de parcerias discutidas no início desse ano e que têm, entre seus principais objetivos, fortalecer os Núcleos de Economia na Saúde (NES) nos estados e municípios brasileiros. A reunião, que faz parte do Projeto de Pesquisa Aplicada a Cooperações Nacionais e Internacionais – Economia da Saúde na Perspectiva das Políticas Públicas, contou com pesquisadores do LAIS/UFRN e representantes do MS, que definiram em conjunto um cronograma de ações que serão desenvolvidas em 2024. De acordo com a Coordenadora de ações estruturantes do Departamento de Economia da Saúde e Desenvolvimento do Ministério da Saúde, Jamyle Grigoletto, uma das entregas previstas é a “análise ex ante”, que vai fornecer subsídios para conduzir a primeira política nacional em Economia da Saúde do país. “Nesses dois dias em que estivemos discutindo, estabelecemos um cronograma, um plano de trabalho com as ações que precisamos resolver, os prazos e os responsáveis”, explicou.

A análise ex ante trata de um procedimento que busca identificar incoerências e inconsistências antes da implementação de um determinada ação ou política geral. No caso do projeto, os pesquisadores irão analisar a existência ou não de políticas públicas direcionadas especificamente para a área de Economia da Saúde, propondo alternativas de melhorias. A assessora da direção do Departamento de Economia da Saúde e Desenvolvimento, Luciana Leão, destacou a importância da atuação dessa análise dentro dos estados, além de como o procedimento será realizado. “Os estados são a ponta, e sentem no dia-a-dia as faltas e as necessidades relacionadas a essa questão. Temos no departamento toda uma movimentação para apoiar os estados na estruturação dos Núcleos de Economia na Saúde e eles serão atores que vão ser consultados por meio de entrevistas para ver quais são as dores que eles têm em relação a isso, e o resultado vai entrar como subsídio no diagnóstico da situação desse problema da avaliação, que é a Economia da Saúde no país”, destacou.

Visita ao LAIS/UFRN

Os professores Rodrigo Campos, da Universidade de Brasília (UnB) e integrante do Instituto de Relações Internacionais (IREL); e Israel dos Santos, do Departamento de Ciências Administrativas (DEPAD), que integram o novo projeto em Economia da Saúde, também estiveram na sede do Laboratório para conhecer a diversidade de projetos e pesquisas desenvolvidos no LAIS/UFRN. “Foi uma surpresa muito positiva. A estrutura, os projetos e a equipe de pessoas envolvidas merecem parabéns. Fico satisfeito por essa oportunidade e espero agregar ao time”, destacou Israel. Para Rodrigo, as expectativas são de utilizar as pesquisas para ações práticas no sistema público de saúde. “Quero aprender, e por meio de um diálogo até transdisciplinar, pensar criticamente, aportar conhecimento que possa se traduzir em políticas públicas e que tenham algum impacto para o desenvolvimento nacional e internacional”, finalizou.