Valéria Credidio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

Mais um pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) foi contemplado com a carta de mérito acadêmico da Universidade Aberta (UAb) de Portugal. A pesquisadora Andressa Lacerda Oliveira foi homenageada por sua trajetória acadêmica que resultou em um trabalho direcionado para a conscientização da sífilis em gestantes.

Com o título “Formação de grávidas sobre Sífilis na gestação através do mobile learning: Contributo para o desenvolvimento de uma aplicação para dispositivos móveis.”, a pesquisa foi desenvolvida no Mestrado em Pedagogia do e-learning, tendo como objetivo a construção e testagem de um recurso educacional mediado por tecnologia voltado para o enfrentamento da sífilis na gravidez.

Em sua atuação como enfermeira, Andressa Oliveira explicou que, durante a pesquis, pode desenvolver e evoluir, não só como profissional, mas também como pessoa num processo de grandes desafios enfrentados. Todo o trabalho foi desenvolvido durante a pandemia de covid-19, com o agravante que a própria Andressa estava grávida de sua segunda filha. “Tive que consciliar as atividades acadêmicas com a gestação e nascimento da bebê e, por isso, tenho grande satisfação e gratidão em receber esse reconhecimento pelo trabalho desenvolvido”, finalizou a pesquisadora.