Por Valéria Credidio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

Com o objetivo de desenvolver pesquisas na área de ciências de dados aplicada à saúde, inteligência artificial e métodos computacionais para soluções de saúde digital, foi assinado mais um plano de trabalho, entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e o Centro de Informática e Sistemas (CISUC) da Universidade de Coimbra. O novo plano de trabalho dará continuidade à cooperação internacional já existente entre as duas instituições nas áreas de graduação e pós-graduação.

A assinatura do plano de seu em Coimbra, com a presença do diretor executivo do LAIS, Ricardo Valentim, e do diretor do CISUC, Henrique Santos Madeira. Na ocasião, Valentim ressaltou uma das principais características da cooperação, que proporciona uma maior troca de experiências entre pesquisadores brasileiros e portugueses, por meio da mobilidade. “Essa mobilidade desenvolve o network necessário para fortalecer a rede de pesquisa internacional entre a UFRN e a Universidade de Coimbra em uma área fundamental para a sociedade, como a saúde digital”.

Este não é o primeiro plano de trabalho firmado entre o LAIS e o CISUC. Essa cooperação internacional já vem desenvolvendo diversos trabalhos e estudos, como por exemplo as análises feitas no Projeto “Sífilis Não”, no Projeto revELA e o desenvolvimento direcionado para a Telessaúde. “Mais recentemente, iniciamos uma pesquisa com o diagnóstico de eletrocardiogramas utilizando a inteligência artificial e metodologias para garantir o acesso e a confiabilidade desses laudos, de forma remota. Além disso, por meio do Projeto Osseus vamos estruturar um banco de dados sobre osteoporose, que em breve se tornará público, o objetivo é contribuir com mais grupos de pesquisa em outros lugares do mundo”, argumentou o diretor do LAIS.

A cooperação técnica internacional vem sendo um braço relevante para que o LAIS alcance êxito em sua missão de desenvolvimento da pesquisa e inovação em saúde não somente no Brasil, mas no contexto da saúde global. Os últimos cinco anos marcam um ponto importante na consolidação da agenda das cooperações técnico-científicas internacionais entre o Laboratório de Inovação e as universidades parceiras, dentre elas as portuguesas, com especificidade para a Universidade de Coimbra.