Uma parceria entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e o Governo do Estado do Espírito Santo transformou em política pública a plataforma “Acessa e Confia”, ferramenta utilizada por profissionais Atenção Primária à Saúde e da atenção especializada para atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba.

O sistema foi desenvolvido pelo LAIS e será disponibilizado de forma gratuita aos municípios a partir de julho, sendo de fácil acesso e autofuncional. Entre os benefícios proporcionados, destacam-se dois pontos: a possibilidade de telemedicina em todos os territórios do Estado e o Net Promoter Score (NPS), uma metodologia responsável por mensurar a satisfação do paciente diante do serviço prestado. Essa é a primeira vez que o sistema será implantado em grande escala no SUS, ou seja, em todos os níveis de atenção.

O sistema funciona de forma simples. Para cada consulta ou exame ambulatorial realizados na rede própria ou filantrópica, o paciente receberá perguntas por SMS ou Telegram, em que avaliará o serviço prestado de zero a dez e comentará sobre o assunto. “O intuito é reconhecer a experiência do usuário na íntegra e buscar o aperfeiçoamento nos pontos denominados como negativos, comparar instituições com perfil semelhante e fortalecer a política de saúde.”, explicou o secretário de saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes.

O secretário também reforçou que o sistema só é possível com incorporação tecnológica, que veio por meio da parceria com o LAIS. A partir da tecnologia utilizada, o sistema proporcionará o controle, integração, monitoramento dos fluxos de acesso à assistência e, principalmente, maior transparência. “O Acessa e Confia foi feito para atender as necessidades tanto dos profissionais da saúde quanto dos pacientes do Espírito Santo, ampliando o acesso da população aos serviços especializados. Vale destacar que todos os municípios estão previamente cadastrados no sistema”, destacou Fernandes.

Inovação
A implementação da  plataforma “Acessa e Confia” garante o amplo acesso de toda a população aos serviços de saúde com exames e procedimentos, que são serviços ambulatoriais, de forma pioneira me todo o Sistema Único de Saúde. Outra grande inovação dessa plataforma é o matriciamento com atenção primária. Isso significa que o processo regulatório agora está em todos os níveis. “Isso é uma inovação pois permite que a própria população possa enxergar a sua posição na fila. Agora o paciente que está na Unidade Básica de Saúde poderá ser regulado automaticamente, a partir dos procedimentos do atendimento médico para se fazer exames, para ter acesso aos procedimentos, inclusive ter acesso aos serviços na rede hospitalar”, explicou o diretor executivo do LAIS, professor Ricardo Valentim.

Na opinião do diretor do LAIS, este é um avanço singular no processo de acesso aos serviços de saúde, porque no Brasil ainda não existia. O estado do Espírito Santo sai a frente de todos os estados brasileiros, lançando uma tecnologia de amplo acesso aos serviços de saúde para toda a população.

“Para além da democratização do acesso ao serviço de saúde, a garantia da equidade nos serviços, o cuidado com a população na entrega dos serviços a que eles têm direito. É a promoção da justiça social, que garante o acesso das pessoas que mais tem necessidade, a exames, procedimentos e a outros serviços de saúde. Agora mais modernizados através da telemedicina e a extensão desse processo de regulação para a atenção primária”, finalizou Ricardo Valentim.