Por Bruno Cássio – Ascom LAIS

​O Hospital Estadual da Mãe (HMãe), em Mesquita/RJ, na Baixada Fluminense, atende mulheres gestantes de cerca de 10 municípios da região. O estabelecimento foi escolhido para iniciar, nesta quarta-feira (22), a fase 2 de implantação do sistema Salus 2.0. A ideia é capacitar os profissionais, que atuam na atenção materna, para a alimentação do sistema, em tempo real, com dados sobre as notificações de sífilis em gestantes e a gestão dos casos de sífilis congênita.

Segundo Fernando Lucas de Oliveira, um dos responsáveis pelo treinamento, a primeira visita dos pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norteocorreu em dezembro de 2021: “agora, nós trouxemos até Mesquita, dois dos nossos programadores com a missão de anotar todas as sugestões de aperfeiçoamento da plataforma, para atender, completamente, as necessidades dos profissionais de saúde locais”.

Para a coordenadora do ambulatório do Hospital da Mãe, Michele Santos, a plataforma Salus irá facilitar o trabalho de preenchimento das notificações de sífilis: “vai acabar com os problemas de o médico ou o enfermeiropreencherem faltando alguma informação e a gente ter que voltar com o SINAN para ser refeito”. O Sistema deInformação de Agravos de Notificação (SINAN) é usadopelo Ministério da Saúde em todo o país. O Salus funciona de forma integrada com essa base nacional de dados.

De acordo com Taiana Azevedo, coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) do HMãe, com a exclusão da parte descrita, feita muitas vezes de forma manual, e que gera muita confusão, como preenchimento de nome, de endereço e de idade gestacional, a plataforma dará mais precisão aos dados: “vai ser algo digital, vai diminuir os erros, também servirá para uma maior monitorização até para dados epidemiológicos aqui na maternidade”.

Fizeram parte da equipe do LAIS/UFRN, nessa segunda de capacitação, os pesquisadores Fernando Lucas de Oliveira, André Noronha e Nícolas Veras, além dos programadores Cristian Filho e Abner Silva.