Por Cintia da Hora

Durante os dias 25 de fevereiro e 1º de março, os pesquisadores Rodrigo Silva e José Arilton, do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), participaram do evento Be Your Boss, uma iniciativa da Universiapolis – Université Internationale d’Agadir, no Marrocos, em parceria com a Universidade de Lorraine, na França. O convite para participar do encontro veio por meio da universidade francesa, que é parceira do LAIS/UFRN há três anos.

Esta foi a primeira edição do evento “Be Your Boss: A aventura está lançada”, um concurso feito pela Universiapolis, que selecionou 20 projetos inovadores de alunos do ensino médio da cidade de Agadir. Os alunos selecionados se beneficiaram de uma mentoria dada pelos alunos da Escola Politécnica de Engenharia da Universidade de Lorraine. A ideia central era desenvolver os conceitos dos projetos e trabalhar seus modelos econômicos.llias Majdouline - Vice-Presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Universiapolis.

No primeiro dia os pesquisadores puderam assistir a uma palestra chamada “Inovações Empreendedoras”, ministrada por llias Majdouline, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Universiapolis. Para Majdouline, “a inovação é um vetor, primeiramente, de desenvolvimento industrial e econômico, mas igualmente é um vetor de desenvolvimento do empreendedorismo. E é altamente recomendável que os alunos trabalhem com seu espírito de inovação, para agregar valor ao mercado e ser capaz de convencer uma clientela”.

Além das mentorias realizadas pelos alunos brasileiros, franceses e marroquinos aos estudantes do ensino médio, a programação da estadia no Marrocos ainda contava com uma imersão cultural. Segundo Rodrigo Silva, a atividade foi muito importante para conhecer os problemas locais. “É uma realidade totalmente diferente da nossa. Foi importante para a gente poder atuar em uma mentoria mais eficiente. O problema que a gente tem no Brasil não é o mesmo problema que o marroquino tem aqui. É preciso você conhecer a realidade das pessoas para poder tentar ajuda-las”, disse.

Para José Arilton, a experiência como bolsista no LAIS teve forte contribuição para suas mentorias com os alunos marroquinos. “Me ajudou desde a trabalhar em equipe, com pessoas diferentes, um trabalho bem transdisciplinar, até como a gente sair de uma idealização para de fato um protótipo, um modelo de solução de problema”, disse.

Confira a seguir mais fotos da agenda em Agadir, no Marrocos:Rodrigo e Arilton com os alunos selecionados pela universidade de Agadir/Marrocos.

Fotos: Cintia da Hora